Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2996
Título: "Funkeiro trombadinha": o processo de criminalização do funkeiro na década de 1990, através do Jornal do Brasil
Autor(es): Anjos, Paloma Macedo dos
Palavras-chave: Funk (Música) - Rio de Janeiro (RJ)
Jornal do Brasil - Estudos de caso
Preconceitos na imprensa - Rio de Janeiro (RJ)
Data do documento: 28-Jun-2022
Citação: ANJOS, P. M. (2022)
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar a influência do Jornal do Brasil para o processo de criminalização do funkeiro na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1990, tendo como foco um evento ocorrido no dia 18 de Outubro em 1992, na praia do Arpoador, com jovens dos subúrbios da zona norte da cidade. Tal evento foi noticiado pelos meios de comunicação como “Arrastão” praticado por “galeras do funk”, registrando os momentos de terror e medo dos frequentadores da praia e exigindo providências das autoridades públicas. Por outro lado, os participantes das favelas que estiveram no local, relataram que tal evento se tratava de uma rixa entre “galeras” rivais, totalmente desvinculada da cultura do funk, e por contar com a presença de centenas de jovens, a realização do confronto seria essencial em espaços públicos. Desta forma, esta monografia investigará, através das fontes jornalísticas impressas na década de 1990, a associação dos “arrastões” que eram realizados por infratores e aconteciam na cidade do Rio de Janeiro de forma frequente, com a presença das “galeras” e do “movimento funk”.
Descrição: ANJOS, Paloma Macedo dos. "Funkeiro trombadinha": o processo de criminalização do funkeiro na década de 1990, através do Jornal do Brasil. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2996
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_palomaanjos.pdf2022_mono_palomaanjos.pdf510,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.