Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3002
Título: Os efeitos do ensino da Língua Portuguesa em Guiné-Bissau: o caso da Educação Pré-Escolar
Autor(es): Cá, Glória Augusto
Palavras-chave: Educação pré-escolar - Guiné-Bissau
Língua portuguesa - Guiné-Bissau - Estudo e ensino (Pré-escolar)
Data do documento: 29-Jul-2022
Citação: CÁ, G. A. (2022)
Resumo: A presente pesquisa refere-se a problematização do ensino da língua portuguesa na educação pré-escolar na Guiné-Bissau, apresentado as dificuldades encontradas por crianças na sua inserção à pré-escola, tendo que se adaptar à língua portuguesa que, para maioria delas, é uma língua desconhecida, que teve sua entrada no país através do processo de colonização, nesse período as línguas maternas passaram a ser desvalorizadas, dando-se mais relevância ao português, que passou a ser a língua oficial na Guiné-Bissau. O trabalho apresenta os impactos da sobreposição da língua portuguesa sobre as línguas maternas no processo de ensino das crianças guineenses, trazendo graves consequências para suas aprendizagens; esses efeitos vêm acompanhando a criança em todo seu processo escolar, sendo essa fase a responsável pelo sucesso ou insucesso da criança. O artigo também apresenta as dificuldades encontradas para a oficialização do guineense/crioulo como uma das línguas de ensino, sendo uma das opções que facilitaria o processo de ensino/aprendizagem no país sobretudo na capital Bissau, visto que é a língua falada pela maioria da população nessa localidade. No desenvolvimento dessa pesquisa, usamos como metodologia: análise bibliográfica focada nos materiais já elaborados – livros, teses, dissertações, artigos, entre outros, - que abordaram temas relacionados a este, materiais esses que serviram como suporte para nossas reflexões.
Descrição: CÁ, Glória Augusto. Os efeitos do ensino da Língua Portuguesa em Guiné-Bissau: o caso da Educação Pré-Escolar. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3002
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_gloriaca.pdf2022_arti_gloriaca.pdf167,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.