Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3004
Título: Perspectivas do atendimento educacional no espaço hospitalar sob o olhar de uma profissional do Atendimento Educacional Especializado - AEE
Autor(es): Santos, Jaqueline Silva
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado - São Francisco do Conde (BA)
Crianças - Assistência hospitalar - São Francisco do Conde (BA)
Escolas hospitalares - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 1-Ago-2022
Citação: SANTOS, J. S. (2022)
Resumo: O presente artigo é produto da pesquisa realizada durante o trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-UNILAB. Pretendeu-se investigar as ações relacionadas com pedagogia hospitalar para os estudantes que necessitassem do atendimento na rede municipal de educação de São Francisco do Conde, a partir do olhar de uma profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município. Tendo como hipótese que a rede municipal não oferta acompanhamento pedagógico no espaço hospitalar, problematiza-se tal demanda com a pergunta: “quais as ações ou propostas têm sido disponibilizadas para garantir aos estudantes o direito ao atendimento educacional especializado quando hospitalizados ou impossibilitados de frequentarem as aulas? Essa pesquisa justifica-se pela ausência de informações sobre a pedagogia hospitalar em São Francisco do Conde e a necessidade de provocar o suporte educacional para os estudantes afastados do espaço escolar por motivo de saúde. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, adotando como instrumento a entrevista semiestruturada, além da revisão bibliográfica. Constatou-se que em São Francisco do Conde o atendimento educacional hospitalar não acontece devido ausência de demanda e/ou ao desconhecimento da comunidade em relação aos seus direitos em relação a essa modalidade de educação especial, sendo necessárias outras pesquisas desta natureza.
Descrição: SANTOS, Jaqueline Silva. Perspectivas do atendimento educacional no espaço hospitalar sob o olhar de uma profissional do Atendimento Educacional Especializado - AEE. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3004
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_jaquelinesantos.pdf2022_arti_jaquelinesantos.pdf167,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.