Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3009
Título: Papel da CEDEAO na manutenção da segurança na Guiné-Bissau (2012-2019)
Autor(es): Correia, Danildo Camala
Palavras-chave: Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental
Guiné-Bissau - História - Revolução, 2012
Guiné-Bissau - Política e governo
Data do documento: 6-Abr-2021
Citação: CORREIA, D. C. (2021)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal estudar o papel da CEDEAO na resolução de conflito político na Guiné-Bissau depois de golpe de Estado de 2012. Para isso, fornecemos uma contextualização dos conflitos políticos que o país vinha vivendo nas últimas décadas, em especial da década de 1990 em diante. O golpe de 2012 interrompeu o processo eleitoral, mergulhando o país em uma severa crise política, na qual os políticos não conseguiram se entender para a formação de um governo interino. Diante disso, para entendermos o papel desempenhado pela CEDEAO na resolução de conflito político na Guiné-Bissau, usamos a teoria de complexo regional de escola de Copenhague, desenvolvida, entre outros autores, por Buzan e Wæve (2003). Os dois autores mostram que a segurança de uma região depende da segurança ou estabilidade dos países que as compõem. Portanto, a organização entendeu que para que o problema não se alastre a toda região era necessária ajudar na resolução político. Concluímos que se não fosse a CEDEAO os políticos não conseguiriam se entender. No que diz respeito a metodologia utilizada nessa pesquisa, optamos por usar o método qualitativo, no qual trabalhamos com as técnicas de revisão de literatura e análise documental. Utilizamos documentos oficiais produzidos pela CEDEAO, bem como as fontes secundárias oriundas da literatura sobre o tema. Também além dessas fontes, trabalhamos com as fontes de portais jornalísticos, como por exemplo: a RTP (Rádio e Televisão de Portugal), DW (Deustsche Welle). Não obstante, destacamos que o uso de fontes jornalística foi usado com os devidos cuidados, sendo utilizadas como apoio, não como fonte principal. Concluímos que a CEDEAO não teve apenas papel de mediar os conflitos entre atores políticos na Guiné-Bissau, mas também deu apoio financeiro para realização das eleições, enviou uma força de segurança da ECOMIB para assegurar o funcionamento das instituições políticas, conduziu várias rodadas de negociação que culminaram na assinatura de acordos, pondo o fim as divergências entre atores políticos.
Descrição: CORREIA, Danildo Camala. Papel da CEDEAO na manutenção da segurança na Guiné-Bissau (2012-2019). 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3009
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_danildocorreia.pdf2021_mono_danildocorreia.pdf651,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.