Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3028
Título: Canções de dito e o grito das mulheres guineenses: resistência por meio da oralidade nas mandjuandadis
Autor(es): Iala, Alquiloma João
Palavras-chave: Guiné-Bissau - Civilização
Mandjuandadi (Povo africano)
Mulheres no desenvolvimento da comunidade - Guiné-Bissau
Tradição oral - Guiné-Bissau
Data do documento: 28-Jul-2022
Citação: IALA, A. J. (2022)
Resumo: Mandjuandadi são organizações culturais de Guiné-Bissau, majoritariamente constituídas por mulheres, que se reúnem com o propósito de fazer música e dança, como forma de expressão de opinião. Nesse sentido, trata-se de uma expressão cultural caracteristicamente oral, praticada em kriol (língua crioula de Guiné-Bissau), em que as mulheres tomam a palavra. A partir dessa contextualização prévia, esse estudo se propõe a analisar as canções (ou cantigas de dito) praticadas nas mandjuandadis, observando as mulheres como protagonistas dessa prática cultural. Ademais, é também objetivo deste trabalho explicar o que é ser mulher em África e, em específico, na Guiné-Bissau, além de compreender, de uma maneira profunda, o conceito do termo mandjua (mandjuandadi) também falaremos das quais os caminhos necessários a prosseguir para combater o preconceito e as desigualdades sociais com relação gênero. Para isso fizemos a pesquisa web aonde utilizamos método de investigação que envolve a coleta de informações com auxílio da internet. Com essa intenção, compusemos um corpus de três vídeos do canal youtube.com, a partir dos quais foram veiculadas cantigas de dito cantadas por madjuandadis. Assim sendo, a partir dos vídeos, foi possível descrever elementos caraterísticos das associações de mulheres, tais como os instrumentos mais utilizados nas mandjuandadis, entender o serviço e significado dos tecidos pelas mulheres dentro dos grupos e, em seguida, compreender as expressões faciais das mulheres na hora de dança. Por fim, dedicamo-nos a interpretar as cantigas de dito que apareceram nos vídeos, inter-relacionando-as com a importância da associação de mulheres para a sociedade de Guiné-Bissau.
Descrição: IALA, Alquiloma João. Canções de dito e o grito das mulheres guineenses: resistência por meio da oralidade nas mandjuandadis. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3028
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_alquilomaiala.pdf2022_mono_alquilomaiala.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.