Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3032
Título: O ensino da LIBRAS e reflexões sobre os materiais didáticos em São Francisco do Conde (BA)
Autor(es): Silva, Everton Pereira da
Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais
Material didático - São Francisco do Conde (BA)
Surdos - Educação - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 2-Ago-2022
Citação: SILVA, E. P. (2022)
Resumo: A língua de sinais é uma língua natural pertencente à comunidade surda de todo mundo e a LIBRAS aos surdos do Brasil cuja função é de estabelecer a comunicação e interação entre os membros desta comunidade. O presente artigo resulta de uma pesquisa inserida num projeto apoiado pela FAPESB e visa refletir sobre a metodologia de ensino de LIBRAS em São Francisco do Conde (BA) e que sirva de orientação para educação de surdos do país com o objetivo de propor materiais didáticos possíveis que possam melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. É uma pesquisa de caráter exploratória-descritiva que teve como base experimental observações por meio de diversos debates em que foram analisadas as questões referentes ao estudo da população e fenômenos e desta forma chegando à conclusão de que não basta somente existir leis disponíveis em favor do surdo; é necessário a formação adequada de profissionais e professores de LIBRAS, assim como a elaboração de materiais que possam atender a realidade local da pessoa surda. A inclusão passa necessariamente pelo compartilhamento e integração do surdo na vida em sociedade e sem discriminação ou qualquer outra forma de negligencia. Conclui-se ainda que a criatividade do professor é fundamental na criação de materiais didáticos que se aproximam à realidade do aluno surdo.
Descrição: SILVA, Everton Pereira da. O ensino da LIBRAS e reflexões sobre os materiais didáticos em São Francisco do Conde (BA). 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3032
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_evertonsilva.pdf2022_arti_evertonsilva.pdf349,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.