Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3035
Título: O uso da vírgula, do ponto e vírgula e do ponto em textos de ingressantes no ensino superior
Autor(es): Costa, Marizete Alves
Palavras-chave: Escritos de estudantes universitários brasileiros
Língua portuguesa - Pontuação
Data do documento: 27-Jul-2022
Citação: COSTA, M. A. (2022)
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a pontuação em textos escritos por estudantes (ingressantes) do ensino superior. Para a finalidade, foi utilizada a pesquisa exploratória de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada em produções textuais de universitários. A fundamentação teórica vem de Dacanal (1997) e de Junkes (1995); gramáticas e livros didáticos forneceram dados para verificação de procedimentos pedagógicos a respeito do tema. Verificou-se que, de modo geral, os discentes apresentam dificuldades no uso dos sinais como a vírgula, o ponto e vírgula e o ponto. Isso ocorre porque estudantes desconhecem as funcionalidades dos sinais de pontuação, isto é, aprenderam o assunto de forma restrita e, por isso, baseiam-se na oralidade para suas produções escritas.
Descrição: COSTA, Marizete Alves. O uso da vírgula, do ponto e vírgula e do ponto em textos de ingressantes no ensino superior. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3035
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_marizetecosta.pdf2022_mono_marizetecosta.pdf226,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.