Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3055
Título: Eletrostática em sistemas coloidais carregados
Autor(es): Xavier, Karla Bianca Soares
Palavras-chave: Teoria Eletromagnética
Eletrostática
Coloides
Data do documento: 26-Ago-2019
Citação: XAVIER, J. P. M. (2019)
Resumo: A teoria eletromagnética é uma das mais belas e consistentes teorias da Física, pois unifica ramos distintos provando que há uma relação entre eles, os quais são eletricidade, magnetismo, galvanismo e ótica. O estudo do eletromagnetismo se dá desde o ensino médio até cursos de graduação e pós- graduação em Física e áreas afins. Neste estudo, a eletrostática no vácuo é o primeiro assunto abordado e a partir dela se desenvolve toda a teoria eletromagnética. Neste trabalho é apresentado o estudo da eletrostática aplicada a sistemas coloidais com o intuito de fornecer um material de apoio que vai além do que é explicitado nos livros-textos. São derivadas expressões para Força, Campo e Potencial Elétrico para distribuições discretas e contínuas de cargas presentes em um meio coloidal. Além disso, é derivada uma equação equivalente à Lei de Gaus que possibilita a resolução de problemas que apresentam simetria. Por fim, são resolvidos alguns problemas clássicos da eletrostática modificados pela presença de coloides.
Descrição: XAVIER, Karla Bianca Soares. Eletrostática em sistemas coloidais carregados. 2019. 65f. Monografia (graduação) - Curso de Física, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza-ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3055
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARLA BIANCA SOARES XAVIER TCC.pdf2019_mono_kbsxavier.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.