Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3087
Título: O tempo do recreio na rotina de uma escola em Antonio Diogo-Ce
Autor(es): Oliveira, Samara Araújo Pessoa de
Palavras-chave: Recreio
Tempo
Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Brincar
Rotina
Data do documento: 29-Mai-2018
Citação: OLIVEIRA, S. A. P (2018)
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo discutir e problematizar quanto ao tempo destinado às atividades lúdicas, especialmente o tempo do recreio, na educação infantil e no ensino fundamental, a partir das observações da rotina de uma escola pública municipal localizada no Distrito de Antônio Diogo do município de Redenção-CE. Foi realizada uma pesquisa de observação das crianças no recreio, tendo como objetivo, descobrir qual o verdadeiro valor dado ao brinca dentro da escola na hora do recreio. Assim como, também perceber além de um questionário com cinco perguntas sobre o recreio: como é organizado, sobre a importância do recreio, sobre as brincadeiras, sobre o tempo do recreio, e a importância do recreio para a criança, o ponto de vista das professoras. Esse questionário foi direcionado às professoras, à diretora e à coordenadora pedagógica. Para a construção de dados para a pesquisa, foi realizado observações em períodos diferentes, pelas quais pudemos constatar que, de fato, o recreio na escola pesquisada não é tão priorizado, como um momento de aprendizado e de construção dos saberes, limitado apenas a 15 minutos, dividido entre: lanchar, brincar, socializar, ir ao banheiro e tomar água, e um dos mais importantes saberes, aprender com o outro por meio das brincadeiras. A pesquisa teve como intuito saber o ponto de vista das professoras da escola e a observação para constatação dos dados e comprovação do que as professoras responderam no questionário a respeito do tempo do recreio.
Descrição: OLIVEIRA. Samara Araújo Pessoa de. O tempo do recreio na rotina de uma escola em Antonio Diogo-Ce. 63 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades - IH, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3087
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMARA ARAÚJO PESSOA DE OLIVEIRA TCC.pdf2018_mono_sapdeoliveira2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.