Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3159
Título: Jogo educativo tátil para adolescentes com deficiência visual: aprendizagem sobre drogas e sexualidade
Autor(es): Araújo, Amanda da Silva
Palavras-chave: Tecnologias Assistivas
Deficientes visuais
Aprendizagem
Sexualidade
Data do documento: 1-Jul-2019
Citação: ARAÚJO, A. S. (2019)
Resumo: Objetivo: avaliar o aprendizado de adolescentes com deficiência visual sobre drogas e sexualidade após a utilização de uma tecnologia assistiva na modalidade de jogo tátil e avaliar o jogo enquanto estratégia para educação. Método: Estudo quase-experimental, descritivo, transversal, aplicado com 37 participantes com deficiência visual alfabetizados em Braille ou que realizassem leitura ampliada, realizado de maio a novembro de 2018, nos municípios de Acarape e Redenção, no Ceará, em duas escolas públicas. Foi utilizado dois instrumentos: Instrumento de Avaliação do Conhecimento (pré e pós-teste) e Instrumento de Avaliação do Jogo (QUATA). Resultados: Percebeu-se que não houve aprendizado estatisticamente significativo após o uso do jogo, porém os adolescentes obtiveram acréscimos de informações na temática Drogas, como mostra os índices de acertos das questões Q1, Q2, Q3, Q6, e na temática sexualidade Q7 e Q8. A avaliação do jogo foi satisfatória, sendo considerado válido pelos participantes com índices de concordância acima de 90% em cada categoria. Conclusão: O jogo possibilitou aquisição de conhecimento pelos participantes, mesmo estes possuindo algum conhecimento, sendo considerado válido como estratégia de educação em saúde sobre drogas e sexualidade.
Descrição: Araújo, Amanda da Silva. Jogo educativo tátil para adolescentes com deficiência visual: aprendizagem sobre drogas e sexualidade. 2019. 36 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3159
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA DA SILVA ARAÚJO TCC.pdf2019_mono_asaamanda.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.