Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3171
Title: Teoria Queer: um estudo das práticas pedagógicas na EMEIEF parque Piratininga
Authors: Santos, Francisco Danierbes de Sousa
Keywords: Educação
Teoria Queer
Estereótipos
Práticas pedagógicas
Issue Date: 2019
Citation: SANTOS, F. D. S. (2019)
Abstract: O presente trabalho visa identificar práticas pedagógicas que corroboram com os estereótipos de gêneros, de modo a excluir os corpos que estão fora dos padrões binários na escola EMEIEF Parque Piratininga em Maracanaú-CE, região metropolitana de Fortaleza. Intenta ainda compreender até que ponto os discursos preconceituosos e reproduzidos pelos professores em sala de aula impactam no comportamento dos discentes. Através de uma pesquisa bibliográfica em livros e outras publicações periódicas buscamos refletir sobre teoria queer e educação a partir dos escritos de Guacira Lopes Louro (1997; 2000; 2008), Richard Miskolci (2009; 2012), Alfrancio Dias (2017), Conceição; Calixto (2018) dialogando com alguns artigos escolhidos relacionados à temática. O método utilizado será qualitativo, com grupo focal como técnica de pesquisa. A partir da análise de dados buscaremos perceber se há práticas que impossibilitam a igualdade entre os sexos ou se elas promovem uma educação heterossexista, evidenciando assim as desigualdade entre as pessoas que circulam no ambiente escolar
Description: SANTOS, Francisco Danierbes de Sousa. Teoria Queer: um estudo das práticas pedagógicas na EMEIEF parque Piratininga. 23 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2019
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3171
Appears in Collections:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco Danierbes de Sousa Santos_TCC_PP.pdf2019_proj_fdssantos.pdf.876,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.