Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3251
Título: A importância da gestão escolar na qualidade do ensino ofertado na EEM vereadora Edimar Martins da Cunha, Itapiúna -CE
Autor(es): Sousa, Maria de Fátima de
Palavras-chave: Educação
Escola - Gestão
Ensino - Aprendizagem
Data do documento: 7-Jul-2018
Citação: SOUSA, M. F. (2018)
Resumo: O Gestor escolar é caracterizado como a pessoa responsável por construir uma gestão eficaz e melhorar os procedimentos institucionais, burocráticos e pedagógicos da organização escolar com base num processo interno de avaliação. Essa avaliação serve para análise das responsabilidades e atividades daqueles que trabalham na escola, bem como o uso das suas instalações, assegurando assim, que os recursos humanos e materiais da escola estejam organizados de modo a criar um ambiente de aprendizagem eficiente, seguro e eficaz. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender o conceito de gestão escolar e indagar a respeito da atuação pedagógica do gestor. Visando a melhoria da aprendizagem e rendimento dos educandos. Sendo que a atuação de um bom gestor perpassa pelas seguintes dimensões: democrática-participativa, burocrática e pedagógica. A pesquisa será realizada na Escola de Ensino Médio Vereadora Edimar Martins da Cunha, a partir de minhas experiências vivenciadas no cotidiano, junto à equipe gestora e da aplicação de questionários ao diretor, coordenador e treze professores da instituição. Tentando com isso, compreender a verdadeira função desses membros, no qual compete a todos o engajamento no trabalho, para assim obterem melhores resultados no campo pedagógico. No entanto, percebe-se que para que haja um bom resultado, faz-se necessário ter um gestor comprometido, atuante, articulador e participativo com o pedagógico, envolvendo toda a comunidade escolar nessa tarefa que é aprendizagem dos discentes.
Descrição: SOUSA, Maria de Fátima de. A importância da gestão escolar na qualidade do ensino ofertado na EEM vereadora Edimar Martins da Cunha, Itapiúna-CE. 2018. 54 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3251
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA TCC.pdf2018_mono_mfdesousa.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.