Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3257
Título: Arte e autismo: a arteterapia na educação fundamental em Redenção (CE)
Autor(es): Temoteo, Francisca Raquel de Oliveira
Palavras-chave: Autismo
Arteterapia
Inclusão e educação
Data do documento: 5-Jan-2018
Citação: TEMOTEO, F. R. O. (2018)
Resumo: Abordar a importância da arte terapia como recurso no ensino de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), nas escolas da rede pública municipal de Redenção (Ce), tendo em vista que o currículo escolar atual da rede pública municipal pode impor barreiras pedagógicas para a escolarização formal de indivíduos com essa síndrome. Levando em conta que o autismo é uma condição imutável, a escola deve estar preparada para atender crianças e jovens que apresentam esta síndrome, pois assim como qualquer ser humano, cada pessoa autista é única e pode aprender. Este trabalho é realizado por meio de pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, sites e teses. Para isso, buscou-se aqui, primeiramente, conhecer o autismo, suas características e as dificuldades apresentadas pelo autista. Observa-se a necessidade de surgirem mais pesquisas que amparem e propiciem estratégias pedagógicas para permitir ao aluno autista apropriar-se dos conteúdos trabalhados na sala de aula, através de visitas a EMEF Maria Augusta Russo dos Santos em Redenção - CE. Pois, o intermédio do conhecimento é um dos deveres da educação, independentemente das características físicos e mentais do estudante. Será feito um esclarecimento para que fique claro que é fundamental a estimulação desses indivíduos; devendo haver uma rotina de trabalho, sem esquecer de que o mundo deve se adaptar ao aluno e ele ao mundo, e isso começa na tentativa de entender o próprio mundo deles.
Descrição: TEMOTEO, Francisca Raquel de Oliveira. Arte e autismo: a arteterapia na educação fundamental em Redenção (CE). 38 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3257
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FRANCISCA RAQUEL DE OLIVEIRA TEMOTEO.pdf2018_proj_frotemoteo.pdf.997,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.