Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3321
Título: A reforma administrativa do estado brasileiro nos anos 90 e as consequências para a escola pública: estudo de caso, uma escola da periferia de Fortaleza
Autor(es): Sousa, José Wytra de Freitas
Palavras-chave: Gestão pública
Administração
Reforma administrativa
Data do documento: 23-Nov-2018
Citação: SOUSA, J. W. F. (2018)
Resumo: Apresentando a pesquisa de maneira panorâmica pode-se visualizá-la como estudo que analisa inicialmente a Reforma do Estado brasileiro, as crises e a realidade social e econômica do país que serviram de justificativa para a transição da burocracia para a administração pública gerencial, os reflexos que as mudanças produzidas pela descentralização e a democratização causaram na educação pública através da LDB e o FUNDEF, mais especificamente na escola pública e a partir da Lei 13.415, que modifica e altera alguns artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A principal pergunta é o que significaram essas mudanças, a descentralização e a democratização do ensino para a escola pública, com ênfase ao ensino médio e sob a perspectiva da escola. Desta forma as questões formuladas tentam tocar em pontos relevantes e essenciais a este entendimento, fazendo com que a pesquisa busque desvendar, de maneira prática, o processo de funcionamento didático/administrativo escolar a partir dessas mudanças citadas. O desenvolver do estudo tem como objetivo discutir os reflexos de mudanças da Reforma do Estado na educação pública, como a descentralização e democratização na escola pública, nessa fase são tratadas as questões oriundas da herança burocrático-patrimonialista e concomitantemente a educação é citada como elemento importante dessa transformação e busca da eficiência estatal na solução dos problemas sociais. Especificando o objetivo do estudo e trabalhando a realidade de uma escola pública, busca-se afirmações e constatações no decorrer da pesquisa através de citações de autores do tema e informações que permitam analisar os resultados dessas mudanças para a escola pública, consubstanciado pelas entrevistas de uma gestora escolar e de uma docente, que divergem com relação ao tema estudado, onde as modificações da LDB através da Lei 13.415 tornam-se motivo de polêmicas entre os profissionais do ensino. Obtendo também através desse estudo, resultados como o entendimento do alcance da reforma da LDB na escola pública, além de dados que comprovam as constatações salientadas na pesquisa.
Descrição: SOUSA, José Wytra de Freitas. A reforma administrativa do estado brasileiro nos anos 90 e as consequências para a escola pública: estudo de caso, uma escola da periferia de Fortaleza. 2018. 43 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3321
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ WYTRA DE FREITAS SOUSA (TCC).pdf2018_mono_jwfsousa.pdf438 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.