Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3346
Título: Refúgio e a pauta LGBTI+ no sul global: o caso brasileiro
Autor(es): Silva, Arnaldo de Santana
Palavras-chave: Homofobia - Brasil
Migração forçada - Hemisfério sul
Movimento LGBTQIA+
Data do documento: 31-Jan-2023
Citação: SILVA, A. S. (2023)
Resumo: A pauta LGBTI+ envolve um emaranhado de temas que disputam atenção para a constituição de políticas e projetos que aportem dignidade par a comunidade LGBTI+. Esta comunidade tem sofrido diversas perseguições motivadas pela identidade de gênero e orientação sexual, que formam base para o desenvolvimento do presente estudo. O instituto do refúgio aqui é indicado como um mecanismo para que a comunidade LGBTI+ consiga acessar direitos básicos, que lhes são negados e violados quando da identificação por meio de países que institucionalizam a heterossexualidade como uma norma social. Ao romper este padrão, integrantes da comunidade são perseguidos, violentados e mortos, necessitando, em muitos dos casos, saírem do seu país motivados pela manutenção do seu direito fundamental à vida. Partindo de uma perspectiva decolonial, o presente projeto analisa o desenvolvimento das migrações e, especificamente, da pauta LGBTI+ inserida nessas, para que pessoas integrantes da comunidade LGBTI+ consigam fruir do seu direito mais íntimo: a dignidade. Dessa forma, são articulados dados disponibilizados pelo CONARE e ACNUR, em consonância com os relatos de pessoas que têm sido vítimas dessas perseguições, destacando-se o papel brasileiro que é fundamental para a garantia e asseguramento de direitos básicos aplicáveis para a humanidade.
Descrição: SILVA, Arnaldo de Santana. Refúgio e a pauta LGBTI+ no sul global: o caso brasileiro. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3346
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_arnaldosilva.pdf2023_mono_arnaldosilva.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.