Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3348
Título: A descolonização de África e o papel do cinema no contexto dos conflitos independentistas: o caso de Sambizanga (1972) na independência de Angola
Autor(es): Evandeco, Eugénio da Silva
Palavras-chave: Angola - História - Movimentos de autonomia e independência
Poder brando - Angola
Roteiros cinematográficos - História e crítica
Sambizanga - Crítica e interpretação
Data do documento: 30-Jan-2023
Citação: EVANDECO, E. S. (2023)
Resumo: Este artigo analisa o contexto das lutas pela descolonização em África e a relação do cinema com estes conflitos, interpretando a perspectiva anti-imperialista desta cinematografia e seu impacto no sistema internacional. Analisam-se os elementos estéticos, internos e externos, a narrativa fílmica de teor nacionalista e os agentes políticos ideológicos envolvidos na produção (considerando o momento bipolar relacionado à guerra fria que estava intrinsicamente ligados a estes processos). Para entender tal relação, privilegiamos neste debate a obra Sambizanga (1972) de Sarah Maldoror, produzida no âmbito do processo de libertação de Angola, inaugurando uma estética vanguardista (de influência comunista) de denúncia ao imperialismo europeu que, neste contexto de conflitualidade, se transforma em um instrumento de política internacional significativa que flerta com o princípio estratégico de poder das Relações Internacionais, ou seja, o Soft Power, devido ao impacto que este teve, sobretudo, em Portugal. Usa como abordagem metodológica a qualitativa, tendo como mecanismos para tratamento dos dados o método de conteúdo e análise fílmica.
Descrição: EVANDECO, Eugénio da Silva. A descolonização de África e o papel do cinema no contexto dos conflitos independentistas: o caso de Sambizanga (1972) na independência de Angola. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3348
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_arti_eugenioevandeco.pdf2023_arti_eugenioevandeco.pdf319,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.