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Título: A disciplina de História no ensino médio: breves análises e reflexões sobre as reformas curriculares
Autor(es): Dores, Samara Conceição das
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
História - Estudo e ensino - Brasil
Reforma do ensino
Data do documento: 27-Jan-2023
Citação: DORES, S. C. (2023)
Resumo: A educação é uma das temáticas mais citadas da sociedade quando o assunto é transformação. Porém, para atender a esse requisito se faz necessário uma educação escolar de qualidade e que atenda a todos os indivíduos sem restrições. O fazer educacional compreende todas as áreas das disciplinas escolares, logo, por que uma disciplina pode ser considerada menos importante que outra? Mediante alguns questionamentos relacionados à educação, somado a apelos de professores, o Governo Federal lançou os Parâmetros Curriculares Nacionais que direcionam e sintetizam de maneira mais heterogênea, temáticas a serem trabalhadas na escola fazendo um recorte no meio cultural e sócio político dos estudantes, de modo a possibilitar uma educação que converse com as realidades do indivíduos. Somado a isso, a BNCC Base Nacional Comum Curricular, cumpre um papel importante no que diz respeito a uma proposta educacional através de suas diretrizes, buscando uma educação justa, inclusiva e democrática aos educandos. Pensando sobre essas possibilidade, nasce aqui este artigo que visa entender este cenário. De forma inicial, o primeiro ponto busca discutir por que a disciplina de História é considerada menos importante para os alunos do que outras disciplinas escolares, e como o ensino de História pode se tornar mais atrativo para os educandos no sentido de romper com esse cenário. Para isso, recorre-se à fundamentação teórica, por meio de revisão bibliográfica de vários autores, além das diretrizes educacionais que possibilitam entender e responder a este cenário.
Descrição: DORES, Samara Conceição das. A disciplina de História no ensino médio: breves análises e reflexões sobre as reformas curriculares. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3526
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

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