Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3526
Title: | A disciplina de História no ensino médio: breves análises e reflexões sobre as reformas curriculares |
Authors: | Dores, Samara Conceição das |
Keywords: | Base Nacional Comum Curricular História - Estudo e ensino - Brasil Reforma do ensino |
Issue Date: | 27-Jan-2023 |
Citation: | DORES, S. C. (2023) |
Abstract: | A educação é uma das temáticas mais citadas da sociedade quando o assunto é transformação. Porém, para atender a esse requisito se faz necessário uma educação escolar de qualidade e que atenda a todos os indivíduos sem restrições. O fazer educacional compreende todas as áreas das disciplinas escolares, logo, por que uma disciplina pode ser considerada menos importante que outra? Mediante alguns questionamentos relacionados à educação, somado a apelos de professores, o Governo Federal lançou os Parâmetros Curriculares Nacionais que direcionam e sintetizam de maneira mais heterogênea, temáticas a serem trabalhadas na escola fazendo um recorte no meio cultural e sócio político dos estudantes, de modo a possibilitar uma educação que converse com as realidades do indivíduos. Somado a isso, a BNCC Base Nacional Comum Curricular, cumpre um papel importante no que diz respeito a uma proposta educacional através de suas diretrizes, buscando uma educação justa, inclusiva e democrática aos educandos. Pensando sobre essas possibilidade, nasce aqui este artigo que visa entender este cenário. De forma inicial, o primeiro ponto busca discutir por que a disciplina de História é considerada menos importante para os alunos do que outras disciplinas escolares, e como o ensino de História pode se tornar mais atrativo para os educandos no sentido de romper com esse cenário. Para isso, recorre-se à fundamentação teórica, por meio de revisão bibliográfica de vários autores, além das diretrizes educacionais que possibilitam entender e responder a este cenário. |
Description: | DORES, Samara Conceição das. A disciplina de História no ensino médio: breves análises e reflexões sobre as reformas curriculares. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3526 |
Appears in Collections: | Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_arti_samaradores.pdf | 2023_arti_samaradores.pdf | 256,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.