Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3622| Título : | Mobilidade entre lugares: seus impactos na dinâmica e na organização do trabalho docente em Aratuba - CE | 
| Autor : | Silva, Rita Paz da | 
| Palabras clave : | Mobilidade Professores Sentidos Territorialidades Trajetórias  | 
| Fecha de publicación : | 21-dic-2021 | 
| Citación : | SILVA, R. P. (2021) | 
| Resumen : | A mobilidade, vista sob um olhar mais amplo, traz consigo um conjunto de situações concretas e particularidades que definem a identidade individual e socioprofissional das pessoas. Essa perspectiva nos conduz a estudos e reflexões sobre os sentidos e significados que trazem essa dinâmica (do descolar diário e/ou mudança de moradia) e suas influências na dimensão da prática docente. Essa pesquisa tem como objetivo geral investigar se/como a mobilidade socioespacial impacta na trajetória profissional de professores/as no município de Aratuba/CE. Partimos do pressuposto de que, ao vivenciar diferentes territorialidades, os/as docentes (re)significam sua identidade pessoal e profissional. Buscamos, com este estudo, apresentar um conjunto de reflexões que visam contribuir para a compreensão do fenômeno da mobilidade, a partir da percepção dos/as trabalhadores/as docentes. Vislumbramos, por meio de entrevistas pessoais, analisar essas trajetórias, refletindo sobre o cotidiano socioprofissional e as relações estabelecidas entre os sujeitos inseridos nesse contexto. De forma específica, buscamos analisar como o deslocamento socioespacial impacta no desenvolvimento das atividades docentes e nas relações pessoais e familiares. Este estudo, numa perspectiva interdisciplinar, se apresenta como relevante para o contexto socioeducacional, por discutir os sentidos dos intensos deslocamentos socioespaciais como um processo de subjetivação e de profissionalização, cheio de significados na percepção dos/das atores/as que narram os fatores e efeitos dessa dinâmica na vida dos/das profissionais da educação. Foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória e, ao mesmo tempo, descritiva, dialogando, em seu escopo, com Beaujeu-Garnier (1980), Martins (2004), Cunha (2011), Pinheiro (2013), autores que nos apoiam com pressupostos metodológicos acerca da questão da mobilidade-trabalho, aqui discutida. | 
| Descripción : | SILVA, Rita da Paz. Mobilidade entre lugares: seus impactos na dinâmica e na organização do trabalho docente em Aratuba - CE. 2021. 94 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021. | 
| URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3622 | 
| Aparece en las colecciones: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC FINAL RITA PAZ DA SILVA.pdf | 2021_rpdasilva.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.