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Título: As práticas cuturais do povo tapeba como fortalecimento do currículo da escola indígena índios tapeba
Autor(es): Silva Filho, Geraldo Barbosa da
Palavras-chave: Escolas indígenas-currículos
Indígenas - Educação
Educação diferenciada
Índios Tapeba-Ceará
Data do documento: 22-Nov-2022
Citação: SILVA FILHO, G. B. da (2022)
Resumo: O ato de pensar a respeito do currículo escolar, sobretudo numa perspectiva de educação escolar indígena, é pensar em um currículo que leve em consideração não só os saberes da matriz curricular da base comum, como também analisar e refletir de que forma o currículo da escola, concebido como uma construção social, contributivo para fortalecer o projeto societário do povo indígena Tapeba. O presente trabalho tem por objetivo compreender de que forma as práticas culturais do povo Tapeba estão presentes no currículo adotado pela escola indígena Índios Tapeba de modo a possibilitar práticas docentes e pedagógicas que contribuam para o fortalecimento da cultura e identidade do povo Tapeba. Sabe-se que o método é um conjunto sistemático e racional de atividades que facilita o alcance de objetivos, traça o caminho a ser seguido, detecta possíveis erros e auxilia o pesquisador na tomada de decisões. Para mim, enquanto sujeito/investigador e investigador/sujeito, definir uma abordagem e abordagem específica permitiu-me entrar no processo de investigação, pelo que optou-se por utilizar a metodologia de natureza básica, com abordagem qualitativa, método de pesquisa documental e pesquisa de campo. Desta vez, acreditamos que os objetivos propostos por este estudo foram alcançados. No primeiro capítulo, apresentamos a base metodológica utilizada no estudo, fornecemos a sequência das ações realizadas durante a fase de desenvolvimento da participação do sujeito e, além de informações, apresentamos novos caminhos a serem investigados no processo de investigação. No segundo capítulo, refletimos sobre a formação da educação formal indígena entre os povos Tapeba, um marco de resistência e luta pela superação dos preconceitos sofridos pelos alunos durante a educação formal, além de apresentar um resumo das principais conquistas na busca pela autonomia. No terceiro capítulo, refletiremos sobre a formação e construção da identidade educacional das pessoas a partir da releitura do currículo no processo de formação de pessoal, e da formação da escola como espaço de redefinição e consolidação de princípios. Gestão de escolas para buscar o autogoverno comunitário e a formação dos índios, como proposta de fortalecimento dos valores sociais e culturais (costumes, crenças e tradições), respeito aos elementos de identidade, para a sustentabilidade cultural e econômica, para garantir os pilares da busca do autogoverno do povo, para garantir as gerações futuras são necessários assegurar no processo de educação, identidade e formação cultural. Vale ressaltar que precisa aprofundar cada vez mais as pesquisas sobre o objeto de investigação, para fortalecer a literatura educacional indígena produzida pelos próprios povos indígenas. Nessa direção, é importante fortalecer o movimento de apropriação e reorganização do conhecimento científico nas diversas áreas do conhecimento. Esse conhecimento deve mobilizar perspectivas analíticas e pedagógicas, contribuindo para o processo de formação de profissionais que juntos construirão um projeto político voltado para a realidade sociocultural dos Tapebas. Desta vez, a importância dos Tapebas em ter um currículo diferenciado e contextualizado, o que faz dessa relação entre conhecimento tradicional e científico um processo que fortalece nossa identidade indígena.
Descrição: SILVA FILHO, Geraldo Barbosa da. As práticas culturais do povo tapeba como fortalecimento do currículo da escola indígena índios tapeba. 2022. 79 f. Dissertação ( Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3646
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