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Título: Gênero, trabalho e educação: escrevivência de ser professora narede municipal de Acarape-Ceará 2017-2020
Autor(es): Santos, Juliana da Silva
Palavras-chave: Professoras
Trabalho - Aspectos sociais
Gênero - Identidade de gênero
Data do documento: 27-Jun-2022
Citação: SANTOS, J. S. (2022)
Resumo: A presente dissertação de mestrado é o resultado de um trabalho desenvolvido no âmbito da experiência no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, instituição localizada na microrregião cearense do maciço de Baturité. A pesquisa possui o apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP – CE) e objetiva tecer reflexões sobre as relações entre gênero, trabalho e educação, a partir das escrevivências das professoras temporárias da rede pública municipal de Acarape-Ceará. A precarização na prática laboral docente do referido município é algo que interfere nas relações de trabalho e na construção social das professoras, bem como na qualidade da educação municipal. A discussão perpassa desde as reflexões ontológicas dos conceitos de trabalho até as condições atuais da trabalhadora docente, além de integrar a discussão de gênero e educação. Salientamos também a presença da discussão sobre a Covid19 e a estruturação das aulas remotas durante o período pandêmico em Acarape. Para tanto, partimos de uma reflexão de cunho marxista, feminista e interdisciplinar, refletindo sobre as questões relacionadas ao mundo do trabalho e suas vicissitudes, para compreender como a precarização característica do universo laboral se estabelece na prática e interfere na vida pessoal e no modo de trabalhar das referidas professoras. A abordagem metodológica da investigação é qualitativa e se apresenta sob a perspectiva do materialismo histórico – dialético. O fio condutor da análise se processa pela articulação de fontes diversas (orais e escritas), priorizando as falas das companheiras professoras que se propuseram a colaborar com a pesquisa. Na intenção de construir conhecimento a partir das experiências adquiridas e vivenciadas, este trabalho fala sobre e para mulheres que exercem a função laboral docente e, apesar de estarem em situação de precariedade, se mantêm ativas em suas funções, acreditando na força transformadora da educação.
Descrição: SANTOS, Juiana da Silva. Gênero, trabalho e educação: escrevência de ser poderosa na Rede Municipa de Acarape - Ceará (017-2020).2022.90 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3648
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