Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3655
Título: Estado fundamental de gotículas quânticas dipolares
Autor(es): Galvão, Maria José de Souza
Palavras-chave: Condensado de Bose-Einstein
Flutuações quânticas
Gotículas quânticas
Interação dipolo-dipolo
Equações estáticas
Data do documento: 2021
Citação: GALVÃO, M. J. S. (2021)
Resumo: A condensação de Bose-Einstein foi comprovada experimentalmente em 1995. Desde então, o estudo de átomos ultrafrios vem sendo cada vez mais relevante para a física em diversas áreas, especialmente na física da matéria condensada e na teoria quântica de campos. Neste trabalho, inicialmente foi realizada uma abordagem variacional para o caso de um condensado de Bose-Einstein ideal, ou seja, sem a presença de interações entre os átomos. Deste modo, através de um ansatz gaussiano utilizando o funcional de energia de Gross-Pitaevskii, foi obtida a energia de um condensado ideal. Em seguida, foram realizados estudos de condensados dipolares e gotículas quânticas dipolares, um sistema autoligado, originado pela presença das flutuações quânticas e foi feita uma breve revisão teórica e experimental. Em seguida, foram calculadas as contribuições das energias de contato, de interação dipolo-dipolo e de correção quântica, através de uma abordagem variacional, em que foi utilizado o funcional de energia de Gross-Pitaevskii. Posteriormente, foi obtida a energia por partícula, em que foram introduzidas o conceito das variáveis adimensionais adequadas. Por fim, como resultado, foram obtidas as equações que regem as propriedades estáticas das gotículas quânticas dipolares, que caracterizam o mínimo de energia, consequentemente, as condições de equilíbrio do sistema.
Descrição: GALVÃO, Maria José de Souza. Estado fundamental de gotículas quânticas dipolares. 2021. 50 f. Monografia - Curso de graduação Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - (ICE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3655
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JOSÉ DE SOUZA GALVÃO Mono.pdf2021_mono_mjsgolvão.pdf.2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.