Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3692
Título : Licenciatura em física: desafios à formação acadêmica dos/as estudantes do instituto de ciências exatas e da natureza (ICEN) da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira (UNILAB).
Autor : Nascimento, José Itamar Lima
Palabras clave : Desafios da educação
Formação de professores em física.
Licenciatura
Fecha de publicación : 3-ago-2022
Citación : NASCIMENTO, J. I. L. (2022)
Resumen : O presente trabalho consiste em um estudo de caso o objetivo central de discutir sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes de Licenciatura em Física para a um bom desempenho acadêmico e conclusão do curso no tempo adequado, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo realizada mediante a aplicação de dois questionários. O objetivo é compreender quais as dificuldades indicadas pelos estudantes que influenciam diretamente sobre seu desempenho acadêmico levando a reprovações e até mesmo ao abandono do curso de licenciatura em Física do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Instituto de Ciências da Natureza e Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Neste sentido, a pesquisa apresentou como objetivos específicos: investigar as condições de permanência e fatores que levam a desistência, reprovação e que de forma direta afetam o desempenho acadêmico dos estudantes nas disciplinas curriculares que compõem o Projeto pedagógico do curso, ainda, como essas condições educativas foram agravadas pela pandemia causada pelo vírus SARS-Cov-2 (COVID19). Os principais autores que embasaram esse estudo foram: BONADIMAN&NONENMACHER (2007), BRANDÃO (2018) DIAS (2021), FERREIRA (2017), GODOY (1995) e FREIRE (1996).Os resultados obtidos indicam vários fatores que contribuem para reprovação ou abandono do curso, entre estes estão a formação precária do ensino médio, a dificuldade em compreender o conteúdo das disciplinas, o cansaço físico e psicológico gerado por longos períodos destinados a estudo, além de outras atividades, e pouco tempo de descanso, dificuldades financeiras, a didática dos professores e dificuldades relacionadas à oferta de disciplinas anuais. Para os estudantes internacionais, existe o acréscimo da dificuldade em compreender expressões coloquiais. Também foi constatado que a maioria das reprovações ocorre nas disciplinas da primeira metade do curso.
Descripción : NASCIMENTO, José Itamar Lima. Licenciatura em física: desafios à formação acadêmica dos/as estudantes do instituto de ciências exatas e da natureza (ICEN) da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira (UNILAB). 2022. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3692
Aparece en las colecciones: Monografia - Física Licenciatura plena

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - José Itamar Lima Nascimento.pdf2022_mono_jilnascimento.pdf.581,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.