Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3733
Título: Transição do ensino fundamental para o médio: desafios do ensino de matemática
Autor(es): Araujo, Antonio Sirlany Felix
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Professores e alunos
Ensino e aprendizagem
Matemática
Data do documento: 24-Ago-2017
Citação: ARAUJO, A. S. F. (2017)
Resumo: A presente pesquisa nasceu de reflexões advindas das experiências vividas pelo pesquisador nos contextos de formação na educação básica, quando viveu de forma concreta os desafios de transição entre o ensino fundamental e o médio; e de formação na educação superior, no qual se prepara para a docência de matemática na educação básica. Objetiva compreender os desafios presentes no ensino da matemática para estudantes que se encontram em processo de transição do ensino fundamental para o ensino médio. Tem como lócus do estudo a Escola de Ensino Médio Maria do Carmo Bezerra na turma do 1º Ano D do turno da tarde e como sujeitos estudantes da citada turma e professora de matemática que nela atua. A pesquisa assentou-se na abordagem qualitativa e orientou-se metodologicamente pelo estudo de caso, utilizando como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a análise documental, a observação, aplicação de questionários e entrevista. Os resultados apontam vários são os fatores que fazem com que a matemática no ensino médio se constitua como um desafio a mais no processo de transição entre a fase intermediária e a final da educação básica, sobretudo o caráter de fragilidade presente no ensino fundamental, pois ao deixarem de consolidar conhecimentos matemáticos básicos os estudantes passam a acumular dificuldades na aprendizagem de conteúdos mais complexos. O sentimento de fracasso passa a se tornar presente no cotidiano dos estudantes fazendo com que percam a crença em seu potencial para aprender. Por outro lado, foi possível visualizar que o que os estudantes esperam do professor é uma atuação abrangente que se preocupe não só com a dimensão cognitiva mas com a integralidade dos sujeitos.
Descrição: ARAUJO, Antonio Sirlany Felix. Transição do ensino fundamental para o médio: desafios do ensino de matemática. 2017. 68 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3733
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO SIRLANY TCC.pdf2017_mono_asfaraujo.pdf629,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.