Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3734
Título: Meio ambiente e o ensino de Biologia: um olhar metodológico a partir do livro didático
Autor(es): Mané, Bacar
Palavras-chave: Meio Ambiente
Livro Didático
Ensino de Biologia
Aprendizagem
Biologia - Ensino e Aprendizagem
Meio ambiente - Estudo e Ensino
Data do documento: Ago-2017
Citação: MANÉ, B. (2017)
Resumo: A educação, principalmente o ensino de Biologia, deve merecer grande atenção devido à importância que ela apresenta no que diz respeito à temática ambiental. A educação ambiental (EA), e as práticas educativas no campo ambiental tornaram-se mais intensas devido agravos dos problemas nos últimos tempos. Para abordar as questões ambientais no ensino da Biologia, é necessário que os conteúdos nos livros didáticos (LDs) adotados para o ensino da disciplina de Biologia, estejam muito bem elaborados. O objetivo deste trabalho foi analisar o Livro Didático para o Ensino Médio de Biologia em relação ao ensino da temática ambiental. O presente trabalho foi realizado na Escola do Ensino Médio Padre Saraiva Leão (E.E.M.P.S.L), situada no município de Redenção e na Escola do Ensino Médio Maria do Carmo Bezerra (E.E.M.M.C.B) localizada no município de Acarape, ambos Ceará, Brasil. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, através de pesquisa exploratória, seletiva e analítica. Foram analisados seis livros didáticos de Biologia, referentes ao primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio, utilizadas nas escolas onde ocorreu a pesquisa. Constatou-se insuficiência das informações nas duas coleções analisadas. Considerando a adoção de um único livro pelas escolas e por parte dos professores. Essa prática pode comprometer a construção do conhecimento científico dos alunos sobre o tema. Entretanto, os professores deveriam buscar material de apoio e informações sobre o tema para além do livro didático.
Descrição: MANÉ, Bacar. Meio ambiente e o ensino de Biologia: um olhar metodológico a partir do livro didático. 2017. 41f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3734
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BACAR MANE_TCC.pdf2017_mono_bmané.pdf589,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.