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Título: Os desafios e as perspectivas dos professores de matemática das escolas de tempo integral
Autor(es): Silva, Cecilia Maria Lima
Palavras-chave: Professores de matemática
Educação integral
Prática de ensino
Ensino médio
Data do documento: 30-Out-2018
Citação: SILVA, C. M. L. (2018)
Resumo: Atualmente os debates educacionais buscam trazer novas propostas e métodos para melhorar a educação. Uma das propostas é a Educação Integral nas escolas públicas brasileiras, tentando ampliar a jornada de estudo do aluno na escola para possibilitar um melhor processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho buscou compreender os principais desafios e perspectivas dos professores de Matemática nas Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, de modo que a proximidade com a realidade aconteceu por meio da aplicação dos questionários aos professores de Matemática de duas Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral, localizadas nos municípios de Redenção e Acarape, que recentemente transitaram de escola regular para Escola de Tempo integral. Entre os achados da pesquisa, descobrimos que os discentes tiveram e ainda têm muitas dificuldades em se adaptar ao regime de tempo Integral implementado na escola, principalmente por causa do extremo cansaço e esgotamento físico e psíquico com a extensa jornada diária, quase o dia todo, gerando um alto nível de estresse e desmotivação por parte dos alunos. Visualizamos que a Educação Integral não é uma forma de apenas ampliar o tempo do aluno na escola, mas sim garantir uma formação mais completa ao aluno, abordando tanto os conteúdos de cunho específicos, quanto as questões sociais, culturais, emocionais e intelectual dos discentes. Verificamos ainda, uma grande problemática no que se refere à falta de formação adequada dos professores de Matemática para atuarem no regime integral, comprometendo, assim, o oficio e a função do professor nesse novo regime de educação. Por fim averiguamos que o regime de tempo integral pode ser muito eficiente desde que bem planejado e bem executado, e se houver uma preparação dos professores de Matemática para a nova proposta de ensino.
Descrição: SILVA, Cecilia Maria Lima. Os desafios e as perspectivas dos professores de matemática das escolas de tempo integral. . 2018. 63f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3742
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