Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3745
Título: Atividades experimentais com materiais de baixo custo: limites e possibilidades do ensino-aprendizagem de química em Guiné-Bissau
Autor(es): Quadé, Domingos Malú
Palavras-chave: Formação de professores
Química - Ensino-aprendizagem
Química - Estudo e Ensino
Guiné Bissau
Data do documento: 5-Abr-2019
Citação: QUADÉ, D. M. (2019)
Resumo: O presente estudo objetivou compreender, a partir contexto da Escola Normal Superior Tchico Té, os limites e possibilidades de atividades experimentais no ensino de Química para o processo de construção do conhecimento. As reflexões nele contidas partiram da problematização das relações existentes entre a formação de professores, suas referências teóricas e metodológicas, e os desafios presentes nos contextos de exercício profissional. Tais espaços/tempos de formação e vivência profissional trazem marcas de uma racionalidade técnica que tem se feito historicamente presente e justificado a cisão entre teoria e prática, assim como o distanciamento entre escola e universidade, compreendidos respectivamente como espaços que consomem e produzem conhecimentos. As discussões contemporâneas sobre formação de professores indicam a elaboração de estratégias diversas de abordagem dos conteúdos da área de Química, a partir de posturas pedagógicas que promovem o diálogo entre teoria e prática através de atividades com experimentos de baixo custo, como forma de superar a inexistência ou precariedade de laboratórios. Buscando articular estratégias de investigação e ação, o presente estudo assentou-se na abordagem qualitativa, valorizando os sujeitos e o espaço onde atuam, tomando como referência a pesquisa-ação. O lócus de desenvolvimento da investigação foi a Escola Normal Superior Tchico Té, localizada em Guiné Bissau e os sujeitos da investigação foram cinco professores que atuam no curso de Formação de Professores de BiologiaQuímica. As estratégias de aproximação com a realidade foram o estudo exploratório, a aplicação de questionários, a observação participante e a entrevista. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva dialética, articulando os diferentes dados e fontes. Os resultados apontam para as atividades experimentais como oportunidades privilegiadas de construção de conhecimentos de natureza conceitual, procedimental e atitudinal fundamentais ao processo formativo dos educandos e ao desenvolvimento de sua autonomia intelectual.
Descrição: QUAdÉ, Domingos Malú. Atividades experimentais com materiais de baixo custo: limites e possibilidades do ensino-aprendizagem de química em Guiné-Bissau. 2019. 68f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3745
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOMINGOS MALÚ QUADÉ Mono.pdf2019_dmquadé.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.