Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3762
Título: Química: estudo comparativo de um material didático utilizado em uma escola de ensino médio do Brasil e de Guiné-Bissau
Autor(es): Djú, Junior
Palavras-chave: Química - Estudo e Ensino
Livros didáticos - (Ensino Médio)
Química - Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 29-Mar-2019
Citação: DJÚ, J. (2019)
Resumo: Educação significa o ato ou processo de educar-se, ou ainda, o processo que visa ao desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano, através da aplicação de métodos próprios, cujo intuito é assegurar-lhe a integração social e a formação da cidadania. A forma como o sistema educacional de um país encontra-se estruturada depende do nível de desenvolvimento sócio-cultural em que se encontra a nação. A comparação entre os sistemas educacionais de países que mantenham interação é uma forma de ajuda mútua que possibilita desenvolver ações que visam contribuir para o desenvolvimento educacional de um dos países, ou de ambos os países, consistindo em uma troca de saberes em prol do bem comum. O objetivo do presente trabalho é comparar a forma como o Ensino de Química é conduzido no Brasil e em Guiné-Bissau através da análise de materiais didáticos utilizados, livros e manuais. A metodologia geral do trabalho consistiu em se analisar os livros didáticos de Química utilizados em 2019, do 1º, 2º e 3º anos da Escola do Ensino Médio Maria do Carmo Bezerra (EEMMCB) localizada no município de Acarape no Ceará (Brasil) e três manuais de Química adotados em uma escola de Guiné-Bissau, no 10º, 11º e 12º, séries equivalentes ao ensino médio brasileiro. Os resultados obtidos mostram que os três livros didáticos adotados na escola EEMMCB tem uma excelente apresentação, com conteúdo, divididos em capítulos, sendo que se observa inicialmente um quadro com uma contextualização do tema a ser explorado no capítulo. Esta contextualização do tema ao cotidiano, facilita o processo de aprendizagem, pois quando o aluno associa os conteúdos aos fatos do dia-a-dia o entendimento destes torna-se simplificado. Outros aspectos observados e facilitadores da aprendizagem nos livros brasileiros inclui sugestões de experimentos, conscientização de problemas e aspectos ambientais. Com relação aos manuais didáticos de Química para o ensino médio em Guiné-Bissau, observa-se que, a carência desses pressupostos, ou seja, a forma como os conteúdos foram estruturados e abordados distancia o aluno guineense da realidade, desestimulando-o a vivenciar a Ciência como que fazendo parte do seu dia-a-dia.
Descrição: DJÚ, Junior. Química: estudo comparativo de um material didático utilizado em uma escola de ensino médio do Brasil e de Guiné-Bissau. 2019. 44 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3762
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Junior Djú TCC.pdf2019_jdjú.pdf661,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.