Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3771
Título: | Biodiversidade e dinâmicas de vida na reestruturação curricular do ensino de biologia no ensino secundário geral em Timor-Leste |
Autor(es): | Santos, Maria Evangelina da Silva dos |
Palavras-chave: | Reforma curricular Timor Leste Biodiversidade |
Data do documento: | 3-Ago-2017 |
Citação: | SANTOS, M. E. S. (2017) |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os fundamentos e propostas metodológicas no ensino de Biodiversidade e dinâmicas de vida no contexto do componente curricular de Biologia no Ensino Secundário Geral do Timor Leste. Consoante o objeto de estudo e o objetivo geral proposto, o problema da pesquisa enfoca a seguinte questão principal: como os Materiais de Ensino Secundário Geral de Timor Leste estruturados conforme a reforma curricular desse nível de ensino abordam a temática da biodiversidade e dinâmicas de vida? Para compreender a proposta de nosso processo investigativo, optou-se por resgatar sinteticamente o contexto histórico do Timor Leste, o que possibilita o entendimento do processo de reformulação do currículo do ensino secundário, influenciado ao longo do processo da colonização e ocupação por diversos países. O resgate deste contexto histórico se entrelaça ainda com nossa própria história, caracterizada pelo processo de formação e profissionalização docente. Evocamos neste trabalho o conceito de Biodiversidade e mostramos a importância de uma educação escolar pautada nesse conceito. Tomamos como aporte teórico principal os estudos de Barbieri (2010), Krasilchik (2007), Kawasaki e Oliveira (2003). Na sequência, analisamos os materiais de ensino concernentes ao componente curricular de Biologia, com enfoque na temática Biodiversidade e dinâmicas de vida. Com a averiguação dos materiais, percebeu-se um direcionamento para questões ambientais, sendo possível afirmar que as propostas metodológicas, com algumas ressalvas, são consistentes. Compreendemos, de modo geral, que passos estão sendo dados com enfoque no desenvolvimento da educação em Timor Leste. |
Descrição: | SANTOS, Maria Evangelina da Silva dos. Biodiversidade e dinâmicas de vida na reestruturação curricular do ensino de biologia no ensino secundário geral em Timor-Leste. 2017. 58 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3771 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA EVANGELINA TCC.pdf | 2017_medasdossantos.pdf | 785,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.