Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3787
Título: Análise econômica de um sistema fotovoltaico residencial conectado à rede elétrica em Serrota, Pentecoste/CE.
Autor(es): Távora, Hedlund Erik Martins
Palavras-chave: Energia solar fotovoltaica
Geração de energia
Viabilidade financeira
Data do documento: 21-Mar-2019
Citação: TÁVORA, H. E. M. (2019)
Resumo: A busca por novas fontes de energia mais confiáveis e economicamente viáveis, além da preocupação crescente com o meio ambiente, fez com que o desenvolvimento e aprimoramento de novas fontes crescessem nos últimos anos, principalmente a fonte baseada na conversão fotovoltaica. No Brasil, devido à sua localização estratégica e incentivos fornecidos, a geração distribuída vem se destacando, e a energia solar fotovoltaica vem ganhando espaço no mercado de energia, sendo a região nordeste de grande potencial. Por esses motivos, esse trabalho tem por objetivo analisar se um sistema fotovoltaico residencial conectado à rede em Serrota, distrito de Pentecoste, no estado do Ceará, foi um investimento economicamente vantajoso. O sistema, dimensionado pela empresa Engene Jr e instalado por equipe da disciplina de Energia Solar da UNILAB, é constituído de dois módulos GCLde 330 W e microinversor da APsystems de 500W. Esta investigação se dividiu em dois casos: o primeiro, utilizando simulação no software PVsyst, e o segundo, os dados de energia fornecidos pela ENEL e obtidos pelo autor. Foram aplicadas, para a análise econômica, as metodologias Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e payback descontado. No primeiro caso, foram obtidos, para uma taxa de atratividade de 10% a.a. um VPL de R$ 8.658,15, TIR de 23,03% e um tempo de retorno de 7 anos e 4 meses. No segundo caso, para a mesma taxa de atratividade, foram obtidos um VPL de R$ 7.783,26, uma TIR de 21,88% e um tempo de retorno de 7 anos e 9 meses. Para os dois casos o VPL mostra que o investimento foi acertado, a TIR do projeto é considerada elevada se comparada com taxas de outros investimentos e o tempo de retorno, comparado com análises similares, se mostrou reduzido. Portanto, esse trabalho demonstrou que a energia solar fotovoltaica vem se tornando cada vez mais competitiva com outras fontes e um meio de investimento promissor de médio prazo.
Descrição: TÁVORA, Hedlund Erik Martins. Análise econômica de um sistema fotovoltaico residencial conectado à rede elétrica em Serrota, Pentecoste/CE. 20019. 76 f. Monografia (Graduação) - Curso de Engenharia de Energias. Instituto De Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3787
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HEDLUND ERIK MARTINS TÁVORA_TCC.pdf2019_mono_hemtavora.pdf.2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.