Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3788
Title: Comparação da evolução de indicadores socioeconômicos e das matrizes elétricas do Brasil e de Angola de 2013 até 2030
Authors: Gonçalves, Tomás Adão
Keywords: Energia elétrica
Política energética - Aspectos sociais
Matriz elétrica - Brasil
Planejamento energético
Matriz elétrica - Angola
Issue Date: 15-Jun-2019
Citation: GONÇALVES, T. A. (2019)
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral demostrar qual é a evolução das matrizes elétricas do Brasil e de Angola no período entre 2013 até 2030, de modo a concluir sobre o seu efeito no desenvolvimento econômico e no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses países. A pesquisa foi na sua grande parte baseada na revisão bibliográfica, de modo a contextualizar os cenários das matrizes elétricas de Angola e do Brasil em termos de potências instaladas e do consumo de energia elétrica, do ponto de vista da grande importância que esta influencia tanto no indicador social, como no indicador econômico de qualquer país. Para se alcançar o objetivo proposto deste trabalho, adotou-se o indicador social como o IDH, o indicador econômico como o PIB per capita e o consumo de energia elétrica per capita. Com estes indicadores se criou os índices como: a razão entre o PIB per capita por IDH (PIB per capita/IDH) e a razão entre o Consumo de eletricidade per capita por IDH (Consumo de eletricidade per capita/IDH). Com os índices criados, fez-se uma análise comparativa por meio de gráficos entre Angola, o Brasil e os países desenvolvidos. Analisou-se a tendência de crescimento destes índices entre esses países numa projeção no horizonte até 2030. Deste mesmo modo, procedeu-se para a projeção das potências instaladas das matrizes elétricas de Angola e do Brasil para o mesmo período, a fim de se concluir sobre as caraterísticas da tendência de crescimento das fontes de geração de energia elétrica nesses países. Os resultados obtidos mostram que Angola e o Brasil apresentarão crescimento dos seus indicadores socioeconômicos, acompanhado do crescimento do consumo per capita de energia elétrica no horizonte de 2030, superior aos dos países desenvolvidos como Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Portugal.
Description: GONÇALVES, Tomás Adão. Comparação da evolução de indicadores socioeconômicos e das matrizes elétricas do brasil e de angola de 2013 até 2030. 2019. 88 f . Monografia (Graduação) - Curso de Engenharia de Energias. Instituto De Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3788
Appears in Collections:Monografia - Engenharia de Energias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TOMÁS ADÃO GONÇALVES_TCC.pdf2019_mono_tagonçalves.pdf.2,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.