Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/395
Título : | Estudantes negros |
Otros títulos : | como são afetados pelo precoconceito e discriminação na escola |
Autor : | Silva, Maria Edice da |
Palabras clave : | Discriminação na educação - Brasil Discriminação racial - Escolas |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SILVA, M. E. (2016) |
Resumen : | Esse trabalho apresenta um estudo de Literaturas que discutem as relações raciais na escola associado aos efeitos do preconceito, discriminação e desempenho dos estudantes. Trata-se de uma discussão dividida em três capítulos que integram a temática. Em um primeiro momento, a pesquisa destaca pontos sobre o preconceito e a discriminação na escola, apresentando definições e abordando os PCNs que apontam a importância do trabalho pedagógico com as diversidades. O capítulo ainda considera as diversas situações de discriminação que acontecem no ambiente escolar, destacando as ideologias internalizadas socialmente pelos indivíduos. O segundo capítulo aborda a importância da formação dos professores no contexto das relações raciais, considerando a formação integral do aluno. No terceiro capitulo prossegue um diálogo com a percepção do cotidiano escolar sobre o desempenho escolar como um dos aspectos relevantes das questões raciais no ambiente escolar. São citados autores que discutem aspectos diversificados das relações raciais na escola, sempre na perspectiva de um trabalho pedagógico que valorize as diferenças existente neste espaço. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/395 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Edice da Silva.pdf | 501,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.