Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/395
Título: | Estudantes negros |
Título(s) alternativo(s): | como são afetados pelo precoconceito e discriminação na escola |
Autor(es): | Silva, Maria Edice da |
Palavras-chave: | Discriminação na educação - Brasil Discriminação racial - Escolas |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | SILVA, M. E. (2016) |
Resumo: | Esse trabalho apresenta um estudo de Literaturas que discutem as relações raciais na escola associado aos efeitos do preconceito, discriminação e desempenho dos estudantes. Trata-se de uma discussão dividida em três capítulos que integram a temática. Em um primeiro momento, a pesquisa destaca pontos sobre o preconceito e a discriminação na escola, apresentando definições e abordando os PCNs que apontam a importância do trabalho pedagógico com as diversidades. O capítulo ainda considera as diversas situações de discriminação que acontecem no ambiente escolar, destacando as ideologias internalizadas socialmente pelos indivíduos. O segundo capítulo aborda a importância da formação dos professores no contexto das relações raciais, considerando a formação integral do aluno. No terceiro capitulo prossegue um diálogo com a percepção do cotidiano escolar sobre o desempenho escolar como um dos aspectos relevantes das questões raciais no ambiente escolar. São citados autores que discutem aspectos diversificados das relações raciais na escola, sempre na perspectiva de um trabalho pedagógico que valorize as diferenças existente neste espaço. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/395 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Edice da Silva.pdf | 501,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.