Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3993
Título: Agentes solidários no cotidiano das pessoas em situação de rua: o agir do voluntariado
Autor(es): Silva, Adriana Monteiro da
Palavras-chave: Desigualdade social
Pessoas em situação de rua
Voluntariado
Grupo Mãos que Ajudam
Data do documento: 29-Ago-2019
Citação: SILVA, A. M. (2019)
Resumo: O Brasil, como se observa, é um país socialmente desigual e um dos reflexos dessa desigualdade é o grande número de pessoas em situação de rua que são vistas diariamente. Apesar da existência de políticas sociais, a questão da pobreza e da população em situação de vulnerabilidade nas ruas, parece não ter soluções eficazes. Na tentativa de contribuir de alguma forma com o cuidado e o suprimento de algumas necessidades das pessoas em situação de rua, é que o voluntariado aparece com um importante papel de solidariedade. Como exemplo de organização não governamental voltada para o trabalho voluntário com pessoas em situação de rua, este trabalho destacará o Grupo Mãos que Ajudam, que consiste em um programa de ajuda humanitária e de serviço comunitário, formado por um grupo de amigos, entre homens e mulheres e de diversas idades, que moram no mesmo bairro no município de Fortaleza, Ceará. As ações voluntárias exercidas por eles se dão de diversas formas, desde a distribuição de roupas, agasalhos, produtos de higiene e remédios como também alimentos. Por isso, o objetivo geral deste trabalho será analisar os sentidos das ações solidárias desenvolvidas pelos participantes do Grupo Mãos que Ajudam para as pessoas em situação de rua, e, como objetivos específicos descrever as ações desenvolvidas pelos agentes solidários; compreender as representações das pessoas em situação de rua desenvolvidas pelos agentes solidários; e analisar os sentidos das ações solidárias voltadas para as pessoas em situação de rua. Tratando-se de metodologia, esta pesquisa será de teor qualitativo interdisciplinar, se valendo de pesquisa bibliográfica no âmbito das Ciências Sociais, Antropologia e Psicologia na tentativa de melhor compreender a importância e como se caracteriza o voluntariado, além de pesquisa de campo com os voluntários do Grupo Mãos que Ajudam, através da técnica de entrevista.
Descrição: SILVA, Adriana Monteiro da. Agentes solidários no cotidiano das pessoas em situação de rua: o agir do voluntariado. 2019. 36 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3993
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Monteiro - TCC versão final.pdf2019_pp_amdasilva.pdf343,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.