Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4019
Título: O combate ao racismo e a discriminação na educação: por uma história crítica e de vaorização do negro nas escolas (caso de escolas Capitão Antônio Joaquim e João Alves Moreira, no distrito de Vazantes-Aravoiaba-CE
Autor(es): Aquino, José Leonardo da Silva
Palavras-chave: Negros
Racismo
Lei 10.639/03
Preconceito racial
História da África - escolas
Data do documento: 12-Dez-2017
Citação: AQUINO, J. L. S. (2017)
Resumo: No contexto escolar brasileiro, o negro é representado somente como escravo, sem história, valor e sem o conhecimento de seu passado. Não aprendemos que os africanos foram escravizados pelo homem branco. Se durante a trajetória escolar esta pequena reformulação fosse feita no modo de contar a história teria causado um novo olhar em relação ao negro, base fundamental para extinção do racismo construído no passado e ainda fortemente velado no presente. Temos que fazer uma crítica a esta história repassada de maneira totalmente colonizada.Uma das vitrines para vermos na prática o racismo brasileiro infelizmente é no âmbito escolar. Neste espaço o negro não é protagonista na história que se conta tem destaque de maneira totalmente negativa e de inferioridade, pois as crianças e jovens negros carregam apenas um passado vergonhoso e foram conduzidos a negar- se a si próprio, são vítimas de um contexto histórico montado e tentam se encaixar em uma construção social onde eles não são protagonistas nem valorizados, pois estão em último lugar na hierarquia social brasileira.A lei 10639/03 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é uma grande conquista do movimento negro no Brasil, que propõe novas diretrizes para o currículo escolar a inclusão do ensino da história e da cultura do afro brasileira, com o intuito de mostrar a importância dos africanos e afrobrasileiros na construção social do Brasil. Para quebrar com um contexto histórico onde o afro brasileiro sempre foi inferiorizado, estigmatizado e totalmente negligenciado pelo estado brasileiro. Infelizmente em pleno século XXI os afro-brasileiros são vítimas de preconceito e discriminação pelo simples fato de descendência, reflexos de uma história descontextualizada e eurocêntrica que durantes muitos anos foi ensinado nas escolas brasileiras. A lei 10.639/03 vem trazer para educação uma retratação histórica com os africanos que foram tão importantes e determinantes na construção da identidade nacional do povo brasileiro.
Descrição: AQUINO, José Leonardo da Silva. O combate ao racismo e a discriminação na educação: por uma história crítica e de vaorização do negro nas escolas (caso de escolas Capitão Antônio Joaquim e João Alves Moreira, no distrito de Vazantes-Aravoiaba-CE. 2017. 33 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4019
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leonardo Final.pdf2017_pp_jldasdeaquino.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.