Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4031
Título: A contribuição da capoeira na formação educacional de crianças e adolescentes na cidade de Mulungu-CE
Autor(es): Souza, Janaina da Silva
Palavras-chave: Capoeira
Mulungu - CE
Trabalho social
Jovens
Crianças
Data do documento: 31-Out-2018
Citação: SOUZA, J. S. (2018)
Resumo: O projeto de pesquisa em questão, cujo tema é “A contribuição da capoeira na formação educacional de crianças e adolescentes na cidade de Mulungu”, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da prática e do ensino da capoeira para a vida educacional das crianças e dos adolescentes que residem na cidade de Mulungu, região serrana do Ceará. Para tanto, iremos tomar como interlocutores privilegiados os sujeitos que fazem parte do universo relacional do grupo de capoeira Arte e Movimento, localizado no maciço de Baturité, também na cidade de Mulungu. Neste sentido, o campo de pesquisa, de maneira mais específica, se localiza nos espaços de realizações das aulas ordinárias do referido grupo, bem como igualmente contempla os espaços públicos de apresentação do mesmo. Importante para este projeto, ainda, é destacar que em meados do ano 1995 é que a capoeira passa ser presente na cidade de Mulungu. O responsável por esta inserção é o Mestre Márcio (um dos principais interlocutores da pesquisa a ser fundamentada por este projeto), que a conheceu por intermédio de um primo, já praticante, residente em uma das próximas à Mulungu. Neste trabalho inscrito nas margens da cidade, o objetivo principal era o de “retirar” crianças da ociosidade, procurando chamar atenção dos governantes do município para a necessidade de desenvolver trabalhos e políticas para estes sujeitos. Sob esta perspectiva, nota-se que o grupo Libertação tinha como intenção primordial desenvolver a educação entre crianças e jovens por meio da prática da capoeira, oportunizando espaços e experiências de convívio no sentido de buscar evitar que tais jovens e crianças continuassem na “ociosidade”, como o próprio Mestre Márcio relatou. É válido pontuar que o número de participantes era em torno de crianças/adolescentes, reunidos em um galpão, onde se realizavam as aulas periodicamente.
Descrição: SOUZA, Janaina da Silva. A contribuição da capoeira na formação educacional de crianças e adolescentes na cidade de Mulungu-CE. 2018. 21 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4031
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANAINA DA SILVA SOUZA TCC.pdf2018_pp_jdassouza.pdf311,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.