Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBaptista, Laercia Pereira-
dc.date.accessioned2024-01-24T15:19:40Z-
dc.date.available2024-01-24T15:19:40Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationBAPTISTA, L. P. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4107-
dc.descriptionBAPTISTA, Laercia Pereira. Música e dança no currículo escolar: um olhar sobre a Educação Básica na Guiné-Bissau. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por finalidade questionar ausência dos elementos culturais na formação escolar dos guineenses. Música e dança foram os elementos escolhidos para este estudo. Justifica-se particularmente pela minha inquietação e também por ser considerados itens indispensáveis não só na cultura guineense, mas em qualquer manifestação culturais africanas. Entretanto, instigar/provocar esse tipo de debate no âmbito educacional, é necessário na sociedade guineense, visto que os nossos currículos escolares seguem ainda padrões ocidentais. Isto é, nas escolas praticamente não se ensina quase nada a respeito de nossa história e cultura na Guiné-Bissau. Sob essa lógica, é possível afirmar que “ Guiné liberta, mas sociedadi ka liberta”. Assim sendo, no presente artigo, procuramos mostrar que os elementos culturais (música e dança) são fundamentais na formação do guineense, tendo em vista a sua contribuição ao longo da nossa história. E nessas andanças, constatamos que é necessário descolonizar o currículo da educação básica na Guiné-Bissau. Para elaboração deste trabalho utilizamos como método, a pesquisa bibliográfica, no qual analisamos documentos importantes tais como: a lei de base do sistema educativo guineense, artigos, livros dos diferentes autores que debruçaram sobre a temática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDança na educação - Guiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEducação básica - Guiné-Bissau - Currículospt_BR
dc.subjectMúsica na escola - Guiné-Bissaupt_BR
dc.titleMúsica e dança no currículo escolar: um olhar sobre a Educação Básica na Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_arti_laerciabaptista.pdf2023_arti_laerciabaptista.pdf382,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.