Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4107
Título: | Música e dança no currículo escolar: um olhar sobre a Educação Básica na Guiné-Bissau |
Autor(es): | Baptista, Laercia Pereira |
Palavras-chave: | Dança na educação - Guiné-Bissau Educação básica - Guiné-Bissau - Currículos Música na escola - Guiné-Bissau |
Data do documento: | 27-Jun-2023 |
Citação: | BAPTISTA, L. P. (2023) |
Resumo: | A pesquisa tem por finalidade questionar ausência dos elementos culturais na formação escolar dos guineenses. Música e dança foram os elementos escolhidos para este estudo. Justifica-se particularmente pela minha inquietação e também por ser considerados itens indispensáveis não só na cultura guineense, mas em qualquer manifestação culturais africanas. Entretanto, instigar/provocar esse tipo de debate no âmbito educacional, é necessário na sociedade guineense, visto que os nossos currículos escolares seguem ainda padrões ocidentais. Isto é, nas escolas praticamente não se ensina quase nada a respeito de nossa história e cultura na Guiné-Bissau. Sob essa lógica, é possível afirmar que “ Guiné liberta, mas sociedadi ka liberta”. Assim sendo, no presente artigo, procuramos mostrar que os elementos culturais (música e dança) são fundamentais na formação do guineense, tendo em vista a sua contribuição ao longo da nossa história. E nessas andanças, constatamos que é necessário descolonizar o currículo da educação básica na Guiné-Bissau. Para elaboração deste trabalho utilizamos como método, a pesquisa bibliográfica, no qual analisamos documentos importantes tais como: a lei de base do sistema educativo guineense, artigos, livros dos diferentes autores que debruçaram sobre a temática. |
Descrição: | BAPTISTA, Laercia Pereira. Música e dança no currículo escolar: um olhar sobre a Educação Básica na Guiné-Bissau. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4107 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_arti_laerciabaptista.pdf | 2023_arti_laerciabaptista.pdf | 382,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.