Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4109
Título: Prática pedagógica escolar e enfrentamento das desigualdades
Autor(es): Nascimento, Liane Santos do
Palavras-chave: Desigualdades regionais - São Francisco do Conde (BA)
Educação permanente - São Francisco do Conde (BA)
Prática de ensino - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 20-Jun-2023
Citação: NASCIMENTO, L. S. (2023)
Resumo: A pesquisa objetiva analisar como as práticas pedagógicas escolares têm contribuído para a aprendizagem e permanência de crianças que vivem em contexto de desigualdades na comunidade Roseira e Porto de Brotas. O referencial teórico apoia-se na importância da educação como um dos importantes caminhos para enfrentamento das desigualdades presentes em São Francisco do Conde - BA. A pesquisa torna-se relevante, pois não há estudos no município, que tratam do tema das desigualdades e de como estas podem interferir na aprendizagem das(os) estudantes. Metodologicamente, realizou-se um estudo de campo com inspiração etnográfica na escola da comunidade Roseira e Porto de Brotas, por meio de visitas e observações; análise de documentos e entrevistas semiestruturadas sobre os desafios enfrentados pela gestão escolar na condução de todo processo educativo. A pesquisa demonstrou que a unidade pesquisada é formada basicamente por estudantes negras e negros, que na sua maioria são filhas(os), netas(os) de pescadores, marisqueiras e agricultores, e que possuem uma forte ligação com o território onde vivem, mas a educação que lhes é ofertada ainda não contempla suas especificidades, sendo necessário assim, a construção de um currículo específico que contemple essa realidade. Através dos diálogos com a gestão escolar, percebeu-se a necessidade de formação continuada para fortalecer as práticas pedagógicas desenvolvidas pela unidade, principalmente no que se refere a importância da efetivação e implementação da Lei 10.639/ 03, nos espaços escolares do município.
Descrição: NASCIMENTO, Liane Santos do. Prática pedagógica escolar e enfrentamento das desigualdades. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4109
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_lianenascimento.pdf2023_mono_lianenascimento.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.