Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4237
Title: | Abandono escolar na educação básica na Guiné-Bissau: fatores e consequências |
Authors: | Barbosa, Waldimir |
Keywords: | Políticas Públicas Educação Básica Abandono Escolar Guiné-Bissau |
Issue Date: | 18-Jul-2022 |
Citation: | BARBOSA, W. (2022) |
Abstract: | A Guiné-Bissau apresenta baixo nível de provisão escolar completa, como consequência as crianças acabam por abandonar as escolas sem completar o primeiro ciclo do Ensino. Este artigo debruçou-se sobre os fatores e as consequências do abandono escolar na educação básica na Guiné-Bissau, visando compreender o sistema do ensino guineense, as políticas públicas desenvolvidas e as possíveis estratégias para sua resolução. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa de caráter teórico-bibliográfico e documental. Os resultados apontam que, os principais fatores de abandono escolar, são a baixa qualidade de ensino, a precariedade de recursos financeiros, a falta de apoio e estratégias governamentais, baixo nível de emprego, problemas de saúde, da família, a distância entre a escola e residência da criança, trabalho infantil e casamento precoce. Constatou ainda que, as cíclicas crises políticas no país e falta de políticas públicas constituem-se fatores de entrave no desenvolvimento do ensino guineense, e, consequentemente, contribuem para o abandono escolar. |
Description: | BARBOSA, Waldimir. Abandono escolar na educação básica na Guiné-Bissau: fatores e consequências. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4237 |
Appears in Collections: | Artigos - Administração Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WALDIMIR BARBOSA Artigo.pdf | 2022_art_wbarbosa.pdf | 183,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.