Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4237
Título: Abandono escolar na educação básica na Guiné-Bissau: fatores e consequências
Autor(es): Barbosa, Waldimir
Palavras-chave: Políticas Públicas
Educação Básica
Abandono Escolar
Guiné-Bissau
Data do documento: 18-Jul-2022
Citação: BARBOSA, W. (2022)
Resumo: A Guiné-Bissau apresenta baixo nível de provisão escolar completa, como consequência as crianças acabam por abandonar as escolas sem completar o primeiro ciclo do Ensino. Este artigo debruçou-se sobre os fatores e as consequências do abandono escolar na educação básica na Guiné-Bissau, visando compreender o sistema do ensino guineense, as políticas públicas desenvolvidas e as possíveis estratégias para sua resolução. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa de caráter teórico-bibliográfico e documental. Os resultados apontam que, os principais fatores de abandono escolar, são a baixa qualidade de ensino, a precariedade de recursos financeiros, a falta de apoio e estratégias governamentais, baixo nível de emprego, problemas de saúde, da família, a distância entre a escola e residência da criança, trabalho infantil e casamento precoce. Constatou ainda que, as cíclicas crises políticas no país e falta de políticas públicas constituem-se fatores de entrave no desenvolvimento do ensino guineense, e, consequentemente, contribuem para o abandono escolar.
Descrição: BARBOSA, Waldimir. Abandono escolar na educação básica na Guiné-Bissau: fatores e consequências. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4237
Aparece nas coleções:Artigos - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALDIMIR BARBOSA Artigo.pdf2022_art_wbarbosa.pdf183,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.