Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4254
Título: A educação inclusiva e o ensino de ciências para deficientes visuais
Autor(es): Silva, Márcia Maria Rodrigues
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Ensino de Ciências
Maciço de Baturité
Deficiência Visual
Data do documento: 30-Jan-2020
Citação: SILVA, M. M. R.
Resumo: O acesso à educação historicamente é um privilégio para poucos, uma delimitação criada com políticas que só atendia um grupo economicamente bem-sucedido. Surge então o processo de democratização da educação, tornando a educação um direito assegurado a todos. No entanto, ainda é notório as dificuldades que os alunos público-alvo da Educação Especial enfrentam, seja por estruturas físicas do ambiente ou por falta de preparo dos professores, de subsídios e materiais didáticos adaptados para cada necessidade. As condições de aprendizagem para as crianças e os jovens com necessidades educacionais especiais nem sempre são favoráveis para uma educação emancipadora, são meros arranjos em sala de aulas. O ensino às pessoas com necessidades educativas especiais é um tema que não pode continuar sendo ignorado pelos educadores, embora não seja obrigatório a disciplina de educação inclusiva nos cursos de licenciatura, e as políticas de inclusão ainda serem apenas uma afirmativa para o aluno estar na escola. O professor precisa estar capacitado oferecendo metodologias adequadas onde todos consigam aprender de forma igualitária. Diante disso o objetivo deste trabalho é apresentar um pouco sobre o do ensino de Ciências Inclusivo, especialmente para deficientes visuais, a partir de revisão bibliográfica, pesquisas de produtos já disponibilizados e questionários aplicados para professores das escolas da região do Maciço de Baturité tratando do tema. Com trabalhos desse tipo, e ao pesquisar e escrever sobre a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial, com discussões possivelmente as mudanças serão notadas.
Descrição: SILVA, Márcia Maria Rodrigues. A educação inclusiva e o ensino de ciências para deficientes visuais. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4254
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÁRCIA MARIA RODRIGUES SILVA Mono.pdf2020_mono_msilva.pdf575,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.