Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4282
Título: | Ensino de Ciências em tempos de pandemia: desafios e possibilidades no uso de plataformas digitais no município de Aracoiaba - CE |
Autor(es): | Pereira, Isaú Martins |
Palavras-chave: | Covid-19 Ensino Remoto Tecnologias Digitais Ciências Ensino Fundamental |
Data do documento: | 13-Abr-2021 |
Citação: | PEREIRA, I. M. (2021) |
Resumo: | A disseminação do Coronavírus, causador da doença conhecida como COVID-19, trouxe modificações drásticas nas atividades humanas, entre elas, o setor educacional sofreu com os impactos. O isolamento social fez com que as escolas suspendessem suas atividades presenciais, visando evitar a proliferação do vírus por meio das aglomerações. Assim, o ensino remoto emergencial foi necessário para suprir as práticas educativas e manter o distanciamento social. A partir disso, instituições de ensino, alunos e familiares entraram em um momento de desafios, tendo em vista que precisaram se adaptar ao novo contexto escolar. O presente trabalho tem por objetivo compreender os desafios e as possibilidades no uso de plataformas digitais no município de Aracoiaba (CE) para o ensino de Ciências em tempos de pandemia. O trabalho de abordagem qualitativa foi desenvolvido a partir da aplicação de um formulário eletrônico e contou com a participação de seis professoras dos anos finais do ensino fundamental do município de Aracoiaba, localizado na região do Maciço de Baturité, no estado do Ceará. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores encontram dificuldades no acesso à internet, na falta de equipamentos adequados, além de enfrentar o desinteresse dos estudantes, a falta de apoio familiar e a vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes. Depreende-se que é de extrema importância a valorização dos professores, o investimento em tecnologias nas escolas e o oferecimento de subsídios aos alunos que não dispõem de condições de acesso às novas tecnologias. |
Descrição: | PEREIRA, Isaú Martins. Ensino de Ciências em tempos de pandemia: desafios e possibilidades no uso de plataformas digitais no município de Aracoiaba - CE. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4282 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISAÚ MARTINS PEREIRA Mono.pdf | 2021_mono_iperiera.pdf | 841,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.