Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4296
Título: Programas de iniciação à docência e a pandemia do covid-19: desafios e possibilidade para a formação de biólogos na Unilab
Autor(es): Silva, Antonio Victor Felipe Castro da
Palavras-chave: Ciências Biológicas
Covid-19
Pibid
Residência Pedagógica
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: SILVA, A. V. F. C. (2021)
Resumo: O presente trabalho aborda a temática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP) no âmbito da UNILAB, ambos do subprojeto Biologia, no contexto da pandemia do Covid-19. O Pibid e RP- Biologia/Unilab buscam incentivar a participação e inserção de estudantes dos cursos de licenciatura, com intuito de trazer visibilidade para o magistério e melhorar a qualidade da formação dos futuros professores e que venham atuar na escola de ensino básico. A pandemia do Covid-19 causou diversas alterações nos eixos que compõem a sociedade, inclusive no educacional. Dessa forma, pensando nos desafios e possibilidades que o contexto pandêmico poderia causar nas escolas do Maciço de Baturité, onde atuam o Pibid e RP-Biologia/Unilab, foi indagado: quais os desafios e as possibilidades encontrados pelos programas de iniciação à docência no âmbito da Biologia/UNILAB no cenário pandêmico da Covid-19? Assim, teve como objetivo compreender os desafios e as possibilidades encontrados pelos programas de iniciação à docência no âmbito da Biologia/UNILAB no cenário pandêmico da COVID-19. A metodologia empregada na investigação foi de cunho qualitativo e assentada no estudo de caso. Respeitando o distanciamento social, como medida de combate ao Covid-19, a pesquisa se deu pela aplicação de formulário online, disponibilizado nos grupos de WhatsApp do Pibid e RP. Participaram da pesquisa um total de 12 estudantes, sendo 7 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, 6 participantes do Pibid e 6 do RP. A partir dos dados coletados e analisados, apesar do contexto pandêmico, foi possível identificar aspectos que incluem os programas no engajamento da formação inicial com atuação na escola, que dá possibilidades para articulação teoria e prática, mesmo que isso tenha acontecido de modo remoto. Foram identificadas também dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos por estudantes das escolas, o que ultrapassa o contexto dos programas institucionais.
Descrição: SILVA, Antonio Victor Felipe Castro da. Programas de iniciação à docência e a pandemia do covid-19: desafios e possibilidade para a formação de biólogos na Unilab. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4296
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO VICTOR FELIPE CASTRO DA SILVA Mono.pdf2021_mono_ansilva.pdf959,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.