Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4311
Título: O ensino de ciência nas escolas públicas na cidade de Pentecoste/Ceará: um olhar sobre os desafios enfrentados pelos professores no ensino fundamental - anos finais
Autor(es): Santos, Késsiane Oliveira
Palavras-chave: Ciências
Desafios do Ensino
Professores
Data do documento: 10-Fev-2022
Citação: SANTOS, K. O. (2022)
Resumo: A disciplina de Ciências é de grande relevância na formação dos estudantes, e a partir do Ensino Fundamental Anos Finais começam a ter uma visão mais ampliada dos conteúdos até então visto de forma mais resumida. As escolas públicas não possuem tantos recursos para as aulas de ciências, mas são dificuldades que são superadas cotidianamente pelos professores. O trabalho tem como objetivo geral comparar as dificuldades enfrentadas no início de atuação (até os 2 primeiros anos) em sala de aula e após um tempo de exercício da profissão docente no Ensino de Ciências nas escolas públicas no município de Pentecoste-CE. E como objetivos específicos traçados são: refletir sobre a prática docente frente aos principais desafios do Ensino de Ciências e identificar as metodologias usadas pelos professores para superar os desafios enfrentados no Ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva com abordagem quali-quantitativa. Realizada no período de outubro de 2021 a janeiro de 2022, com 12 professores que lecionam a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais, no município de Pentecoste-CE. Constatou-se como principais resultados que as dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências tanto no início como após 2 anos de atuação, foram: com as aulas práticas, que as escolas carecem de laboratórios, com aulas de campo, que exigem viagens a locais externos à escola, e com a contextualização dos conteúdos teóricos. Já as dificuldades enfrentadas no ensino remoto nas aulas de ciências pelos professores são relacionadas ao uso das tecnologias da informação e comunicação. Por fim, há a necessidade de políticas públicas, investimentos na formação de professores e valorização do trabalho docente para alcançar, por meio da educação, um futuro melhor para nossa nação.
Descrição: SANTOS, Késsiane Oliveira. O ensino de ciência nas escolas públicas na cidade de Pentecoste/Ceará: um olhar sobre os desafios enfrentados pelos professores no ensino fundamental - anos finais. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4311
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KÉSSIANE OLIVEIRA SANTOS Mono.pdf2022_mono_késantos.pdf396,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.