Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4329
Título: Alimentação como fator de risco para o desenvolvimento de câncer gástrico: uma revisão sistemática
Autor(es): Machado, Joelma Capungo
Palavras-chave: Alimentação
Fator de Risco
Saúde
Prevenção
Data do documento: 6-Jul-2023
Citação: MACHADO, J. C. (2023)
Resumo: O câncer gástrico é uma das mais prevalentes doenças de mortalidade em diferentes partes do mundo. Trata-se de uma doença não transmissível que se caracteriza pelo crescimento desordenado de células mutadas. O aparecimento do câncer de estômago se dá por fatores genéticos, sociais e ambientais, sendo que a alimentação desempenha um papel significativo no seu desenvolvimento. Este trabalho, objetiva realizar uma revisão sistemática de literatura a respeito da alimentação como um dos fatores de desenvolvimento do câncer gástrico, conscientizar sobre a relação entre alimentação e câncer gástrico com o intuito de contribuir para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e estratégias de prevenção mais eficazes na redução da incidência dessa doença. Para a coleta de dados realizou-se a busca de artigos utilizando os descritores controlados, os termos “câncer gástrico” e “alimentação”, com a interposição do operador booleano “AND”, na base de dados Google Acadêmico. Coletou-se 356 das quais 38 artigos se adequaram com os critérios de inclusão da pesquisa. Após o levantamento dos artigos, foram organizados em uma tabela no word, quanto ao assunto e título. De acordo com os artigos pesquisados e analisados, compreende-se que a alimentação inadequada baseada em alimentos defumados, processados e o autoconsumo de sal é considerada um dos principais fatores do câncer gástrico. Não obstante, a maioria dos artigos analisados apontaram que a alimentação saudável pode alterar o processo de carcinogênese, sobretudo nos seus estágios iniciais, possibilitando resultados melhores no tratamento e diagnóstico clínico, a partir de um padrão nutricional equilibrado é possível prevenir o câncer gástrico. Portanto, conclui-se que a alimentação é um fator determinante para a evolução ou prevenção do câncer gástrico, velando por uma nutrição apropriada, faz toda a diferença para a manutenção do nosso bem-estar, contribuindo para a redução de riscos de doenças quanto para a restauração de homeostase em situações de enfermidades.
Descrição: MACHADO, Joelma Capungo. Alimentação como fator de risco para o desenvolvimento de câncer gástrico: uma revisão sistemática. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4329
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOELMA CAPUNGO MACHADO.pdf2023_mono_jomachado.pdf501,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.