Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4548
Título: Resolução de problemas matemáticos contextualizados: a importância da leitura e da interpretação de texto na aprendizagem de Matemática
Autor(es): Freitas, Cristina Dos Santos
Palavras-chave: Problemas contextualizados
Leitura e interpretação
Ensino de Matemática
E.E.M.
Almir Pinto
Data do documento: 7-Fev-2020
Citação: FREITAS, C. S. (2020)
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso busca compreender os limites e as possibilidades da interpretação de texto na resolução de problemas matemáticos por parte de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de observações, aplicação de questionário com estudantes e entrevista com o professor. O conjunto de dados revelou que alguns fatores como a falta de leitura, a incapacidade interpretativa, o tempo e a falta de conhecimentos prévios são prejudiciais para que os alunos tenham êxito na resolução de problemas matemáticos contextualizados. Os resultados evidenciam ainda que identificar as possíveis causas é fundamental para saber onde e como intervir e proporcionar mudanças, contribuindo assim para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Conclui-se que há necessidade de reconhecer a importância da adoção da prática do uso de problemas contextualizados com mais frequência. Ressaltadas as vantagens dessa abordagem torna-se fundamental proporcionar aos estudantes a resolução de problemas que exijam a capacidade interpretativa e significativa a fim de favorecer uma aprendizagem concreta.
Descrição: FREITAS, Cristina Dos Santos. Resolução de problemas matemáticos contextualizados: a importância da leitura e da interpretação de texto na aprendizagem de Matemática. Monografia - Curso de Matemática, Instituto De Ciências Exatas E Da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4548
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTINA DOS SANTOS FREITAS Tcc.pdf2020_mono_cfreitas.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.