Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4551
Título: Técnicas de educação financeira para alunos de educação de jovens e adultos
Autor(es): Sousa, Luis Renato Brito
Palavras-chave: Educação financeira
EJA
Matemática financeira
Ensino
Data do documento: 17-Jan-2020
Citação: SOUSA, L. R. B. (2020)
Resumo: A educação de Jovens e Adultos durante a história brasileira sofreu diversas modificações em seu perfil educacional. Onde houveram momentos em que foi beneficiada, assim como foi esquecida e colocada de lado pelos governos. A EJA possui como principais atores a escola , os alunos e os professores, que devem interagir entre si dando significado ao ambiente e as relações, cada um executando o seu papel como sujeito no processo de ensino-aprendizagem em busca de uma identidade. Nos dias atuais ouve-se constantemente o termo educação financeira, uma vez que o conhecimento sobre assunto é fundamental para qualquer cidadão, isso porque se faz necessidade para reduzir de maneira racional os recursos financeiros, para obtenção de uma melhor qualidade de vida . A educação financeira sempre é importante para auxiliar as pessoas a planejar e gerir sua renda, poupar, investir e garantir uma vida financeira mais tranquila. Acredita-se que é tida como primeira necessidade a constatação do problema maior ou possível desajuste financeiro. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ção sobre a temática financeira, de educação financeira com foco em controle de gastos aplicados a alunos da modalidade de ensino de educação de Jovens e Adultos. O mesmo foi realizado em duas etapas, onde a primeira constitui em uma aplicação de questionários estruturados para o levantamento de informações sobre a identificação dos participantes, assim como os conhecimentos deles sobre o assunto proposto. A segunda etapa compreendeu-se de uma roda de conversa e de uma palestra sobre a temática. A partir dos dados coletados na pesquisa, foi possível concluir que dos alunos participantes, mais da metade, nunca obteve alguma capacitação sobre educação financeira, mesmo assim foi possível observar que a maioria realiza alguns dos procedimentos tanto na gestão de gatos, quanto em orçamentos familiares e pessoais. A palestra mostrou para os participantes, mecanismos para auxiliarem na hora das tomadas de decisões para os futuros gastos, da mesma forma que a roda de conversa, o espaço destinado para as dúvidas e os relatos foram bem interativos, obtendo os mesmos resultados.
Descrição: SOUSA, Luis Renato Brito. Técnicas de educação financeira para alunos de educação de jovens e adultos. Monografia - Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4551
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIS RENATO BRITO SOUSA Mono.pdf2020_mono_lsousa.pdf3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.