Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4576
Título: Reflexões sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual: a experiência de professores cegos em pauta
Autor(es): Gonçalves, José Betuel
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Inclusão
Deficiência Visual
Data do documento: 25-Jan-2023
Citação: GONÇALVES, J. B. (2023)
Resumo: O presente estudo versa sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual, trazendo como referência para esta compreensão a experiência de dois professores cegos. O ponto de partida das discussões foi a compreensão da educação inclusiva como um direito defendido por diferentes países e os desafios de materialização dessa perspetiva no contexto escolar, sobretudo no âmbito da matemática. Este componente curricular, historicamente compreendido como um desafio para boa parte dos estudantes, carrega marcas que colocam em embate perspetivas bancárias e problematizadoras. Diante do exposto, foi elaborado o presente estudo que tem como objetivo compreender, a partir da perspetiva de professores cegos, os limites e as possibilidades do processo ensino-aprendizagem junto a estudantes com deficiência visual. Metodologicamente, o estudo se pautou na abordagem qualitativa, elegendo como sujeitos dois professores cegos e como locus de investigação o Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria de Nazaré Domingos – CACE, situado em Horizonte – Ceará. Foram usadas como estratégias de aproximação com a realidade: a revisão de literatura, a análise documental e entrevistas. Os resultados apontam que os desafios vividos pelos estudantes com deficiência visual, em certa parte, se assemelham aos vividos pelos demais, estando situados no uso de metodologias e materiais distantes de seus universos de compreensão. Por outro lado, apontam para o necessário investimento na formação de professores e no financiamento de políticas educacionais que colaborem com o acesso a diferentes recursos e tecnologias assistivas.
Descrição: GONÇALVES, José Betuel. Reflexões sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual: a experiência de professores cegos em pauta. Monografia - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4576
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ BETUEL GONÇALVES.pdf2023_mono_jgonçalves.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.