Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4672
Título: Álcool de 2ª geração (2G): conceito, metodologias atuais e desafios
Autor(es): Medeiros, Pedro Vinícius Costa
Palavras-chave: Álcool 2G
Bioetanol
Biomassa lignocelulósica
Biomassa
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: MEDEIROS, P. V. C. (2022)
Resumo: Com a crescente exploração de biomassa no setor agrícola, o surgimento de novas fontes energéticas geradas a partir de resíduos da indústria alimentícia tem se tornando atrativas e viáveis pelo seu potencial e a variedade de possibilidades de diversas fontes de biomassas. O presente estudo foi realizado usando pesquisa bibliográfica recente em livros e em periódicos científicos como CAPES, SciELO e Science Direct para discussão atual dos conceitos, metodologias de produção e desafios para o setor energético. As metodologias de produção de álcool 2G são diversas, destacando a hidrólise ácida como método de obtenção de açúcares e Saccharomyces cerevisiae como microorganismo mais empregado na etapa de produção do álcool. Existem dificuldades na implementação de projetos suficientemente atrativos para grandes corporações em todo o mundo de álcool 2G, porém o Brasil continua sendo o maior produtor dessa energia alternativa por questão do seu enorme potencial agrícola e biomassa disponível.
Descrição: MEDEIROS, Pedro Vinícius Costa. Álcool de 2ª geração (2G): conceito, metodologias atuais e desafios. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4672
Aparece nas coleções:Artigo - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO VINÍCIUS COSTA MEDEIROS Artigo.pdf2022_art_pmedeiros.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.