Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4683
Título: Análise físico-química do sal de cozinha comercializado no município de Redenção/Ceará
Autor(es): Guelengue, Ana Odete Cassinda
Palavras-chave: Sal de cozinha
determinação físico-química
controle da qualidade do sal
Data do documento: 6-Dez-2023
Citação: GUELENGUE, A. O. C. (2023)
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de determinar e avaliar os teores de iodo, cloretos de sódio, cálcio e magnésio de diferentes sais de cozinha comercializados no município de Redenção-Ceará. Para tanto, utilizou-se o manual de normas de análises de alimentos do instituto Adolfo Lutz para a realização das análises. Seis amostras de diferentes marcas (S1, S2, S3, S4, S5 e S6) do tipo 1 foram recolhidas em supermercados e posteriormente avaliadas. Os resultados obtidos nesse estudo indicam que todas as marcas estão em conformidade com relação aos teores de iodo (se adequam a RDC 23/2013) e magnésio, ao passo que para as demais determinações as amostras demostraram alguma insatisfação. Diante disso, torna-se necessário maior atenção por parte das empresas salineiras face ao tratamento do sal destinado ao consumo humano assim como aos órgãos competentes para a fiscalização, visando fornecer um produto de qualidade à população.
Descrição: GUELENGUE, Ana Odete Cassinda. Análise físico-química do sal de cozinha comercializado no município de Redenção/Ceará. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4683
Aparece nas coleções:Artigo - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Odete Cassinda Guelengue.pdf2023_art_aguelengue.pdf763,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.