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Título: A inserção da cultura afro-brasileira para a construção de saberes no ensino de química no Brasil
Autor(es): Mendes, Adriano Lourenço
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira
Ensino de Química
Educação básica
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: MENDES, A. L. (2021)
Resumo: Em 2003 a Lei 10.639/03 alterou a Lei 9.394/1996 para incluir no sistema educativo brasileiro a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Este marco histórico representa, finalmente, o reconhecimento legal por parte do Estado brasileiro, as reivindicações e as propostas das comunidades afro-brasileiras. Passando assim assegurar por meio deste instrumento e outros dispositivos legais, igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira. Assim, este trabalho tem como principal objetivo analisar a inserção da cultura afro-brasileira para a construção de saberes no ensino de Química na educação básica. Por meio da pesquisa bibliográfica nas plataformas digitais, Scielo e Google Acadêmico, foram identificadas produções dos últimos dez anos sobre a inserção dessa temática no ensino de Química. A análise dos artigos levantados foi dividida em duas categorias: a primeira trata de estudos sobre a lei 10.639/03 com destaque a sua implementação, o conhecimento e a visão que os educadores e alunos têm sobre a lei no ensino de Química; a segunda foi focalizada nos artigos que tratam de alguma atividade ou proposta pedagógica para aplicação da referida lei no ensino de Química. Identificou-se que apesar do desconhecimento da lei 10.639/03 e da sua relação com ensino de Química por parte da maioria dos professores de Química e alunos, os resultados mostram que há várias possibilidades de abordagem da cultura afro-brasileira nesta área por meio de temas geradores associados a elementos históricos e culturais africanos e afro- brasileiros.
Descrição: MENDES, Adriano Lourenço. A inserção da cultura afro-brasileira para a construção de saberes no ensino de química no Brasil. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4687
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